sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Os Lantanídeos

Bolsista: Edlane Lucia S. Silva










Olá meus queridos do quipibid!

Mais uma vez estamos juntos para compreendermos os elementos químicos da tabela periódica e desta vez vamos falar sobre os elementos do grupo dos lantanídeos ou também conhecidos como terras raras.
O que são os lantanídeos? Porque recebem este nome? Porque estão localizados abaixo dos outros elementos químicos? Estas são algumas das principais curiosidades desses elementos na tabela periódica.
Esses elementos estão localizados no grupo 6 da tabela periódica e possuem números atômicos que vão do 57 a 71.
Os lantanídeos são um conjunto de elementos químicos que se encontra abaixo dos outros elementos da tabela periódica, onde também se localiza os actinídeos (outro conjunto de elementos) simplesmente para melhor distribuição dos elementos, pois, se estivessem entre os elementos bário (Ba) e háfnio (Hf) a tabela estaria mais longa.

Figura 1: Tabela Periódica

          


Fonte: www. blog-de-cfq-leonor-silveira-8d/a-organizacao-da-tabela-períodica.


Os elementos pertencentes a este conjunto são: Lantânio (La), Cério (Ce), Praseodímio (Pr), Neodímio (Nd), Promécio (Pm), Samário (Sm), Európio (Eu), Gadolínio (Gd), Térbio (Tb), Disprósio (Dy), Hólmio (Ho), Érbio (Er), Túlio (Tm), Itérbio (Yb) e Lutércio (Lu). 
Os lantanídeos fazem parte dos elementos de transição interna, ou seja, possuem orbitais de valência 4f e 5f, com exceção do lantânio. E como todos os elementos de transição, os lantanídeos são metais e bons condutores de eletricidade e calor.
Este conjunto recebe este nome devido ao elemento que inicia a sequência do grupo, o lantânio, que apesar de não fazer parte do orbital de valência 4f possui um comportamento altamente parecido com o restante do grupo, nos quais, recebe também o nome de terras raras, justamente por estarem na forma de óxidos. O estado de oxidação mais importante deste grupo é o 3+, no entanto, também há elementos com estado de oxidação 2+ e 4+.   
Os elementos terras raras começaram a ser isolados a partir de 1839, pelo sueco Carl Gustaf Mosander, que isolou primeiramente o elemento cério. Porém, as estruturas atômicas dos elementos terras raras só foram explicadas depois das descobertas do conceito de orbitais (MEDEIROS, 2004).
Apesar de serem pouco conhecidos, os lantanídeos são usados no nosso cotidiano, em, por exemplo, nas baterias e pilhas recarregáveis, no craqueamento do petróleo, na fabricação de lasers, em materiais luminescentes, em lâmpadas fluorescentes e em tubos de raios catódicos de aparelhos de televisão, além de outros usos semelhantes.

Figuras 2: pilhas recarregáveis.                               Figura 3: bateria carregável.



Fonte: www.miraoinformatica. com. br/pilhas/baterias recarregáveis

Então amigos é isso aí, nos aguarde com mais informações importantes sobre a tabela periódica para vocês.

Até a próxima.


    
Referências:

MEDEIROS, M. A. Descrição das famílias da Tabela Periódica. Disponível em: <www.quiprocura.net/elementos/descricao/lanta.htm>. Acessado em 08 jul.2015.
Os Lantanídeos. Disponível em: <www.infoescola.com › Química › Elementos Químicos>. Acessado em: 08 de jul. 2015.
Lantanídeos. Disponívelem:<http://www.tabela.oxigenio.com/paginas_diversas/lantanideos.htm> Acessado em: 06 jul. 2015.
Lantanídeos ou Elementos lantanídeos ou Terras Raras. Disponível em <www.cdcc.sc.usp.br/elementos/lantanideos.html>. Acessado em 20 de jul. 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário