sexta-feira, 11 de setembro de 2015

UM DIA DEPOIS DE AMANHÃ

Bolsista: Jeisa Tainara Schaefer Salgado







         No filme "Um dia depois do amanhã" o climatologista Jack Hall (Dennis Quaid) vivencia o momento do rompimento de um pedaço de gelo das calotas glaciais da Antártida. Desde então o climatologista tenta alertar chefes de Estado sobre osdesastres ambientaisque ainda estão por vir. Mas somente o Professor TenyRapson (Ian Holm), acredita nascatástrofes climáticasprevistas por Jack e confirma seus maiores medos. Para eles mudanças climáticas são sintomas de uma mudança global maciçaonde o derretimento das calotas polares adiciona uma enorme quantidade de água doce nos oceanos e rompe o equilíbrio das correntes que estabilizam nossos sistema climáticos. (Mega Filmes, 2015)

Figura 1: Capa do filme um dia depois de amanha

Fonte:Mega Filmes

            Em pouco tempo alguns acontecimentos previstos por Jack tomam conta do mundo e colocam em pânico a população, como ele não imaginava que fosse ocorrer tão cedo e de forma tão brusca. Quando finalmente Jack é ouvido pelos governantes tem um problema pessoal a resolver, seu filho de 17 anos Sam (JakeGyllenhaal) se encontra preso na cidade de New York onde ele e seus amigos estão em uma competição escolar. Ele agora tem de enfrentar as fortes inundações e a queda dramática das temperaturas em Manhattan, para tentarencontrar seu filho vivo. (Mega Filmes, 2015)

            Durante todo o filme fala-se muito em aquecimento global, efeito estufa e emissão de gases. Hoje vamos conhecer a química por trás desses fenômenos.
Os gases da atmosfera permitem que a radiação solar seja absorvida pela Terra em forma de radiação infravermelha térmica, processo esse chamado de efeito estufa.Sem esse efeito a temperatura média do planeta chegaria a 15°C abaixo de zero, portanto, sem ele não existiria condições de vida.  O efeito estufa natural é formado por 85% de vapor de água, 12% de partículas de água e 3% de outros gases como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), clorofluorcarbonetos (CFCs), hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs) e hexafluoreto de enxofre (SF6).(SCARLATO; PONTIN,1992)
            Quando o ser humano causa o aumento do teor desses gases na atmosfera o efeito estufa natural é consequentemente alterado, se refletindo em um aquecimento global do planeta, onde a retenção de calor na atmosfera aumenta sua temperatura. Como mostra a figura 2 a emissão de gases das industrias, carros, queimadas entre outros, são osresponsáveis pela formação da camadaque impede que o calor se distribuapor completo, causando um superaquecimento de determinadas regiões dando a sensação de estar vivendo em uma estufa. (Silva et. al, 2009)


Figura 2: Esquema do efeito estufa causado pelo homem.

Fonte:Google imagens

            A matéria prima da qual esses gases provém passa por transformações físicas e químicas que alteram sua constituição. A formação desses gases, porém, depende de alguns fatores como pressão e temperatura, sendo que, quando a temperatura aumenta as partículas tendem a passar para o estado gasoso, e na maioria das vezes o inverso favorece o estado sólido. Isso explica o fato do ar ser tão quente em algumas regiões que sofrem com a baixa umidade, pois o pico constante de alta nas temperaturas faz com que as partículas gasosas não passem para o estado líquido, não condensando, os gases continuam na atmosfera absorvendo radiação aquecendo cada vez mais o ambiente. (PAULA, 2005).


Figura 3: Transformação de estado da matéria.


Fonte: Educação globo

            Na figura 3 está a representação das transformações que ocorrem com a matéria quando há aumento e redução da temperatura. Note que o processo é endotérmico no sentido do sólido para o gasoso e exotérmico no sentido inverso.
Espero que meu texto tenha lhe sido útil. Até a próxima matéria!



REFERÊNCIAS

Mega Filmes. O Dia Depois De Amanha. Disponível em:<http://megafilmeshd.net/o-dia-depois-de-amanha/>. Acesso em: 20 de Agosto de 2015

PAULA, C, S. Constituição e transformações físicas da matéria. 2005. Disponível em:<http://educacao.globo.com/quimica/assunto/materiais-e-suas-propriedades/constituicao-e-transformacoes-fisicas-da-materia.html>. Acesso em: 1 de Setembro de 2015

SCARLATO, F. C; PONTIN, J. A. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. Atual Editor, 1992.


SILVA, N. C.; LOBATO, C. A.; LAGO, M. R.; CARDEAL, L. Z.; QUADROS, L. A. Ensinando a Química do Efeito estufa no Ensino Médio: Possibilidades e Limites. Química Nova na Escola, Nº 4, p. 268-274, novembro, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário