sábado, 19 de setembro de 2015

Plasma: O quarto estado da matéria.


Bolsista: Wanderley Almeida


Olá caros leitores! No caso de alguém te perguntar “Quais são os estados físicos da matéria?” Certamente você responderá: sólido, líquido e gasoso, afinal aprendeu isso desde o inicio do ensino fundamental.
Estamos familiarizados com materiais no estado sólido como, o gelo, a madeira e a caneta que escrevemos. No estado líquido, temos a água que bebemos e os variados produtos de limpeza, etc. No estado gasoso, todos utilizam gás de cozinha (Butano CH4), aprendemos desde cedo que o ar que respiramos é composto principalmente pelos gases: Nitrogênio (N2) e Oxigênio (O2), (Abrão 2005).
Todos os livros de química e física do ensino médio trazem que os estados físicos da matéria são realmente esses três que apresentamos. Bem! Acreditavam nisto como sendo uma verdade absoluta... Então as pesquisas na área da química e da física nos mostraram que não existe verdade absoluta se tratando dessas ciências. Certo dia minha professora da disciplina de transformações químicas nos disse que os estados da matéria não eram apenas três, mas sim quatro, pois existia ainda o plasma. E que o sol não estava nem no estado sólido, líquido ou gasoso, mas no estado de plasma. Vejamos a imagem do sol na figura 1.
Figura1: Imagem do Sol




Vocês devem estar se perguntando mais o que vem a ser o plasma? Bem vou tentar explicar agora. O plasma nada mais é que um gás ionizado, constituído de íons, elétrons livres e átomos neutros que em proporções variadas apresentam comportamento coletivo, Freitas (2006).
Mas pensando um pouco todo gás estar no estado gasoso e o plasma sendo um gás, vem à pergunta que não quer calar: qual a diferença entre estado de plasma e o estado gasoso?
No estado gasoso as moléculas são estáveis (neutras: não possuindo predominância de cargas elétricas positivas ou negativas), por isso não conduzem corrente elétrica, enquanto no estado de plasma as moléculas são encontradas em forma de íons e com elétrons livres. Esses elétrons formam o que chamamos de mar de elétrons, o que proporciona a condução elétrica, é o mesmo conceito utilizado para explicar a condutividade elétrica e térmica dos metais. Veja na figura 2.

Figura 2: Matéria no estado gasoso e no estado de plasma


Fonte: Site midiacom.

“Para formar um plasma e necessário fornecer aos átomos energia suficiente para que eles se dissociem, de modo que, normalmente, é necessária uma alta temperatura para formar e manter um plasma”. Freitas (2006)
Acredita-se que mais de 99% de toda a massa (estrelas), que constitui o universo é composta por plasma.
O plasma hoje é empregado em processos de tecnologia avançado como: na produção de televisores de plasma, cortes milimetricamente precisas de ligas metálicas e ainda na nitretação do aço utilizado em metalurgia.
Em nossa próxima matéria vamos explicar o funcionamento das famosas tv´s de plasma e outras utilizações desse quarto estado da matéria. Mas enquanto isso aproveite para dar uma olhada nas outras matérias deste blog, que são feitas com muito carinho pelos colegas bolsistas do PIBID.
Aquele abraço.

REFERÊNCIAS

ABRÃO, Maria Silva -  http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/atmosfera-a-composicao-do-ar-e-os-problemas-decorrentes-da-poluicao.htm acessado dia 29/08/2015 às 19h21min.

FREITAS, Marcelo de Souza - http://www.midiacom.uff.br/~debora/fsmm/trab-2006-2/plasma.pdf acessado dia 18/08/2015 às 18h32min.

http://fisica.ufpr.br/ acessado dia 15/08/2015 às 17h17min.

Um comentário: