sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Calculando as necessidades do corpo!

Bolsista: Camilla Carla dos Santos Silva



Oi leitores do QuiPibid, como estão?
Mais uma vez eu vim auxiliar a todos que estão se preparando para o maior vestibular do país, o ENEM! E trouxe hoje uma questão do exame de 2013, apresentada na figura 1, de conteúdo básico e essencial de química, para raciocinarmos juntos realizando a sua resolução e praticando!

Figura 1: Questão 47 da prova azul do ENEM 2013


         A pergunta nos traz um texto de ajuda, que fala sobre o cálcio, mostrado na figura 2, um dos elementos fundamentais na construção e reposição dos ossos, ou seja, muito importante para a saúde de todos nós. Porém, não comemos o necessário para prevenir efetivamente futuros problemas. A informação dada é que: O brasileiro consome em média 500 mg de cálcio, porém, a quantidade recomendada para suprir nossas necessidades é o dobro.
Em seguida, a pergunta que se faz é: Qual a quantidade mínima diária de átomos de cálcio a ser ingerida para que uma pessoa supra suas necessidades?
A questão nos oferece alguns dados que podem ser extraídos e analisados:
·         A quantidade diária necessária de cálcio é o dobro do consumido, 500 mg.
·         A massa molar do cálcio é 40 g/mol.
·          A constante de Avogadro, que representa um mol, corresponde a  6x1023 átomos.
Como podemos ver, há algumas relações de massa e quantidade de matéria a serem exploradas. Quando esses dados ocorrem, utilizamos cálculos estequiométricos!  Veja bem.... Se a quantidade de cálcio recomendada é o dobro de 500 mg, obviamente precisamos de 1g de cálcio por dia! O que a questão deseja é saber o número de átomos em 1g de cálcio! Para isso, lembre-se ainda que a informação que se tem é que um mol de cálcio, ou de qualquer elemento químico, possui 6x1023 átomos.
 E quantos mols 1g representam? Certamente menos de um, uma vez que, é necessário 40 g de cálcio para obtermos um mol, não é? Enfim, vamos para o desenrolar da pergunta. Iremos utilizar a regra de três, simples e direta na maioria das contas em estequiometria. Basta utilizar os seguintes dados: Se em 40 g de cálcio, temos 6x1023 átomos, em 1 g teremos X átomos:


Até a próxima! Sugestão: Praticar a intepretação de problemas e realizar mais exercícios de estequiometria.

Referências:

Prova azul do ENEM 2013.
URBESCO, João. SALVADOR, Edgard. Química — volume único.— 5. ed.reform. — São Paulo : Saraiva, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário