sexta-feira, 15 de abril de 2016

Interações moleculares no ENEM

Bolsista: Camilla Carla dos Santos Silva
 
Olá pessoal, como estão? O post de hoje vai discutir um pouco mais das interações entre moléculas e como isso é cobrado no ENEM! A figura 1 apresenta a questão que será trabalhada hoje:
 
Fonte: ENEM
Todos vocês já devem conhecer alguém que utiliza hidratantes de pele, certo? Eles estão completamente envolvidos com a química entre moléculas. Vamos saber como, a seguir.

Figura 2: Creme de pele
Fonte: Google imagens
 
A figura acima apresenta um hábito comum, principalmente entre as mulheres, o de hidratar a pele com o auxílio de cremes próprios para esse uso. O principal objetivo desses produtos é reter água na nossa pele. Por que? Uma vez ativo, nosso corpo tende a evaporar a água que temos em nosso corpo, já que essa quantidade é maior que a do ambiente. Outro fator que influencia essa perda é o ressecamento propiciado pelos sabonetes que usamos diariamente! Vamos conhecer um pouco da composição dessas substâncias.
Na maioria dos hidratantes, o ingrediente principal é a lanonina, uma mistura de ácidos graxos e seus ésteres. Suas longas cadeias possuem extremidades polares, que podem se ligar à água, permitindo-lhe atuar como hidratante. É essa espécie química que dá o aspecto “gorduroso” aos cremes e emulsões. Veja abaixo:
Figura 3: Estrutura de alguns constituintes da lanonina
Fonte: Brasil Escola
 
Entretanto, outras composições são também essenciais na retenção de água que os hidratantes proporcionam. As substâncias usadas com essa finalidade de evitar a perda de água são denominadas umectantes. Um dos mais usados é a glicerina (propan-1,2,3-triol), também chamada de glicerol (C3H5(OH)3). Sua fórmula estrutural está representada na figura 1. Mas como saber quais tipos de ligações e interações se estabelecem entre essas estruturas e a água?
Bom, observamos que a glicerina é um álcool, um composto que contém pelo menos uma ligação entre oxigênio, um elemento bastante eletronegativo, e hidrogênio. Conforme seus estudos, vocês já sabem que tipo de interação ocorre entre a água, que também possui uma ligação entre O e H, certo? A água interage com as moléculas de glicerina da seguinte forma:
 
Figura 4: Esquema das interações água-glicerina
Fonte: Brasil Escola
 
Bom pessoal, nesse tipo de interação, temos que: os átomos de oxigênio da água atraem-se fortemente pelos hidrogênios da molécula de glicerina, fazendo com que haja uma aproximação entre essas espécies. Esse tipo de interação é denominada ligação de hidrogênio. A ponte de hidrogênio, por ser muito mais intensa, é um exemplo extremo da interação dipolo-dipolo e ocorre mais comumente em moléculas que apresentam átomos de
hidrogênio ligados a átomos de flúor, oxigênio e nitrogênio, os quais são altamente eletronegativos e, que, por isso, originam dipolos muito acentuados (USBERCO e SALVADOR, 2002).
O conhecimento da polaridade e das forças intermoleculares é fundamental para entender as propriedades, como temperaturas de fusão, ebulição e solubilidade! Legal, não é?
A questão foi resolvida, a resposta certa é a letra E.
E aí, acertaram? Bons estudos galera, e até a próxima postagem!
 
REFERÊNCIAS:
USBERCO, João. SALVADOR, Edgard. Química — volume único— 5. ed. reform. — São Paulo: Saraiva, 2002.

FOGAÇA, Jennifer. Hidratantes para a pele. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/hidratantes-para-pele.htm. Acesso em abril de 2016.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário