quarta-feira, 25 de maio de 2016

COCA- COLA E LEITE COMBINAÇÃO PERFEITA, OU NÃO?







                                                                                   Bolsista: Marielle Toledo Silva


Olá galerinha, conectada no nosso blog, vocês já pararam para pensar o que acontece quando se mistura Coca-Cola® e leite, duas bebibas bem gostosas e que a maioria das pessoas saboreiam? Se ficaram curiosos continue lendo.
Com a realização deste experimento, em sala de aula, é possível compreender melhor os conceitos de ácidos e bases de Arrhenius, assim como o conceito de densidade.
Materiais:
1 Coca-Cola® 600 mL
100 mL de leite

Procedimento:
Pegar uma garrafa com Coca-Cola® e retirar um pouco do líquido.
Em seguida completar a embalagem até o gargalo com leite, conforme figura 2.
                    Fonte: http://www.guiadocurioso.com.br/sabe-o-que-acontece-quando-voce-mistura-coca-cola-com-leite/


Esperar aproximadamente 2 dias com a garrafa tampada e em repouso, para acontecer o resultado esperado. Visto que, as moléculas de caseína em contato com o ácido fosfórico ficarão mais densas, e consequentemente, se separarão do leite, conforme figura 3:
                             Fonte: http://momentocurioso.com.br/mistura-leite-coca-cola/

Explicando o procedimento:
Você deve se perguntar por que o refrigerante passa a ter duas fases? A resposta é bem simples, a separação ocorre devido ao sistema possuir uma substância ácida, que segundo Arrhenius é aquela que em meio aquoso libera H+ e uma básica que libera OH- também em meio aquoso. Nesse caso, a substância básica é o leite e a ácida o ácido fosfórico.
 Na composição do leite encontra-se uma substância denominada caseína, uma proteína pertencente á classe das fosfoproteínas.  Esta proteína quando em contato com qualquer ácido precipita, ficando sólida e separada do leite. As moléculas do ácido fosfórico por sua vez, se juntam com a caseína, tornando-se mais densas e separadas do líquido, formando assim um precipitado no fundo da garrafa, de acordo com o evidenciado na figura 3.
O resultado final da mistura não parece agradável para ser degustado. Não é recomendável a ingestão da bebida depois de realizado o experimento.

Referências:

THENÓRIO, Iberê. O que fizeram com a minha coca?Disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br/2016/04/o-que-fizeram-com-a-minha
coca/>. Acesso em: 19/04/16.



Nenhum comentário:

Postar um comentário