quinta-feira, 5 de maio de 2016

SUEQUÍMICA








                                                        Bolsista: Karla Nara da Costa Abrantes

Olá, pessoal! O jogo dessa semana será o SueQuímica. Esse jogo auxilia no entendimento sobre acidez de compostos orgânicos e inorgânicos, pois é uma ferramenta que motiva o aluno para a aprendizagem, desenvolvendo a autoconfiança, trabalho em grupo e assimilação dos conteúdos. É baseado nas regras do tradicional jogo de Sueca, que é um jogo de cartas bastante popular em Portugal e no Brasil. O mesmo conta com a participação de duas duplas. São 120 pontos em disputa e ganha a dupla que fizer mais de 60 pontos.
Criação do Jogo
O jogo SueQuímica foi elaborado por Santos e Michel (2009), no qual utilizaram cinco classes de substâncias orgânicas e inorgânicas, são elas: ácidos inorgânicos, carboxílicos, fenóis, álcoois e alcinos como mostra na figura 1, porém o professor pode optar por outras classes. 
                        
                        Figura 1 - Estruturas dos ácidos inorgânicos e orgânicos 
                         Fonte: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/05-EA-0108.pdf

As estruturas das substâncias expostas na figura 1 foram impressas em folhas A4, recortadas e aderidos sobre um baralho de cartas. No canto esquerdo superior e no direito inferior foram ilustradas figuras representativas das classes das substâncias (os naipes), como mostra a figura 2.



                                              Figura 2 - Modelo de carta

                      Fonte: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/05-EA-0108.pdf

O jogo SueQuímica tem como objetivo de auxiliar alunos a explorar os conceitos de acidez de forma interessante e interativo. Esse jogo pode ser aplicado em turmas de ensino médio e ou curso de Pré-Vestibular. 

Regras do Jogo
O jogo SueQuímica é composto por 40 cartas distribuídas em 5(cinco) naipes (ácido inorgânico, carboxílico, fenol, álcool e alcino). SueQuímica é jogado com 4(quatro) grupos de alunos, os próprios jogam individualmente. Um dos participantes do grupo começa o jogo retirando uma carta do baralho, cujo naipe ficará sendo como trunfo. 
Posteriormente, a própria carta é devolvida ao baralho, no qual é embaralhado. São espalhados 10 cartas para cada grupo. O naipe de trunfo é usado como uma tática, pois não depende da acidez da substância representada.
 A primeira partida, o primeiro grupo põe uma carta sobre a mesa e os demais grupos respondem com uma carta do mesmo naipe. O grupo que apresentar a carta com a substância mais ácida terá que explicar por que possui maior elevação da acidez em relação às substâncias dos demais grupos. Sendo justificado, leva todas as cartas da mesa.
A subsequente rodada é seguida pelo grupo que arrastou as cartas da mesa. Se algum grupo não tiver uma substância do mesmo naipe apresentado na rodada, poderá apresentar de outro naipe. Se este naipe for o trunfo, o grupo poderá arrastar todas as cartas da mesa. Lembrando que os grupos somente terão acesso à tabela nas primeiras rodadas para avaliação da força ácida das substâncias.

Conteúdo envolvido no jogo 
As substâncias como ácidos e bases em soluções aquosas se ionizam e/ou se dissociam. Esse processo (reação) que ocorre é reversível, no qual existe um equilíbrio. 
Exemplo:
Utilizamos um ácido genérico HA, cujo equilíbrio em solução aquosa pode ser apresentado de duas maneiras:
HA (aq) H+ (aq) + A- (aq)
HA (aq) + H2O (aq)              H3O+ (aq) + A- (aq)

Podemos observar nas reações que houve um equilíbrio químico, pois a proporção de reagentes e produtos permaneceu constante durante o processo, além disso, ao formar os produtos, os mesmos voltam a formar reagentes originais (reação inversa). A Constante de Ionização constitui uma constante de equilíbrio de reações que envolvem íons, como por exemplo, os ácidos e bases em soluções aquosas.
Portanto, o jogo SueQuímica permite que o professor possa avaliar os alunos em alguns aspectos sendo eles: nível de dificuldade, assimilação dos conteúdos e aprendizagem envolvida. Outro ponto que o jogo proporciona é a busca em despertar a atenção dos alunos e incentivá-los a aprender conceitos químicos.  

REFERÊNCIAS
CRUZ, E.C.P.; BARBOSA, F. IESDE Brasil. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008. Disponível em:< http://www.gopem.com.br/apostilas/quimica/32.pdf>. Acesso em: 16 de abril de 2016.

SANTOS, A.P.B.; MICHEL, R.C. Vamos Jogar uma SueQuímica? Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, AGOSTO, 2009. 

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