sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

The Croods, Fogo



Bolsista: Izaulino Silva Lima Júnior



No filme The Croods, lançado nos cinemas em 2013 e que foi produzido pela Dream Works (Figura 1), conta sobre a história da família Croods, os quais são homens da caverna com a aparência bastante rude, precisando sobreviver a um meio repleto de perigos. Em um certo momento a família encontra um garoto chamado Guy, o qual já domina o conhecimento sobre o fogo, contribuindo mais ainda para a sobrevivência de toda o grupo familiar dos Croods.
 


Figura 1. Capa do filme

Fonte: Netflix.com
Conforme William R. Leonard, os pesquisadores consideram que a espécie Homo Erectus, foi a primeira a descobrir o fogo e a utiliza-lo para cozinhar, mas também era útil para afastar animais perigosos; isso ocorreu a cerca de 1,8 milhão de anos atrás. Na Grécia antiga, pensavam que o fogo era um elemento fundamental da natureza, assim como a água, o ar e a terra. Entretanto, o fogo é uma liberação de energia ocasionada pela reação de oxidação-redução, conhecida como combustão.


Para ocorrer tal reação é necessário a presença do combustível (material inflamável) e o comburente (elemento fortemente oxidante); e para ter o inicio da reação é preciso de uma fonte de ignição, como o atrito (Figura 2).
 

Figura 2. Representação dos componentes da Combustão


Fonte: gofbrasil.blogspot.com.br

Em 1917, Georg Ernet Stahl publicou uma obra, a qual continha uma de suas teorias que consistia no estudo da combustão. Segundo Magalhaes e da Costa (1994), Stahl considerava que todos os corpos combustíveis eram constituídos por um princípio inflamável e tinha a propriedade de transmiti-lo de um corpo para os outros. A este fenômeno dava-se o nome de flogismo. E quanto maior fosse o flogismo do corpo em questão, maior era a facilidade de se inflamar e de se transmitir a outro corpo.
No ano de 1785, Antoine-Laurent de Lavoisier realizou uma experiência de decomposição e síntese da água, e desse modo conseguiu mostrar o princípio do oxigênio nas reações de combustão, que foi bastante aceito pela comunidade científica, se contrapondo ao flogismo.
                                                                                                               
Referências

Personagens do filme The Croods, disponível em <http://www.thecroodsmovie.com> acesso em 10 de dez. de 2016.
LEONARD, W. R. Alimentos e evolução humana: Mudança alimentar foi a força básica para sofisticação física e social. Revista Scientific American, edição 8 - Janeiro 2003.
MAGALHÃES, B. L. A.; COSTA, A. M. A. da. O Flogismo na Génese das Teorias de Lavoisier, bicentenário, QUÌIMICA-53, 1994.



Nenhum comentário:

Postar um comentário