quarta-feira, 29 de março de 2017

Tipos de Agrotóxicos



  Bolsista: Karla Matias

            Oi Galera, na matéria passada, falamos sobre os agrotóxicos nos alimentos, e hoje vamos falar um pouco mais sobre esses agrotóxicos.
            Todos sabemos, que os agrotóxicos são bastante utilizados no cultivo de alimentos, com o objetivo de eliminar as pragas da produção, e tornar os alimentos mais bonitos para a visão comum.
            Aí que está o problema! Segundo o ministério da saúde, os agrotóxicos estão em segundo lugar como maiores causadores de intoxicação alimentar.
            São muitos os tipos de agrotóxicos utilizados, nessa matéria vamos abordar os 3 tipos mais usados.
            São eles: Abamectina, Acefato e Glifosato.
            O Abamectina, é um tipo de inseticida bastante utilizado nas plantações de batata, algodão, crisântemo, cravo, figo, ervilha, manga, feijão, melão, melancia, pimentão, morango, tomate, uva, citros, mamão, pêssego e pepino. Esse agrotóxico em excesso pode causar intoxicação, atingindo os metabolismos. A ingestão diária aceitável é de 0,002 mg.

Figura1. Abamectina
Fonte: https://portuguese.alibaba.com/product-detail/abamectin-1-8-ec-2-ec-biological-insecticide-agrochemicals-avermectin-384100583.html

O Acefato, também está na classe nos inseticidas, e é muito utilizado para combater as plantações de couve, amendoim, brócolis, repolho, melão, tomate, soja, fumo e batata. Se consumido em excesso pode ocasionar neurotoxidade, que causa maiores chances das células cancerígenas se desenvolverem. A ingestão diária aceitável é de 0,03mg.

Figura 2. Acefato
Fonte: http://www.nortox.com.br/produto/inseticidas/acefato

A formula estrutural do Acefato é composta basicamente por oxigênio, fosforo, enxofre e metil.

Figura 3. Formula estrutural Acefato
Fonte: http://www.quimicaorganica.org/productos-quimicos/877-acefato.html
           
E por fim temos o Glifosato, que é bastante utilizado no cultivo de ervas daninhas, no cultivo de maçãs, nectarinas, banana, pera, pêssego, cana de açúcar, entro outros. O efeito desta inseticida é bastante toxico, sua ingestão diária permitida é de 0,02 mg, podendo ocasionar problemas neurológicos, caso seja ingerido em excesso.
Caros Leitores, volto a lembrá-los, que nossa alimentação é algo muito importante, vamos tomar cuidado com o que colocamos em nossa mesa. 

            Até a próxima matéria!



Referencias:

AGROTOXICOS, Os tipos de agrotóxicos mais utilizados e perigosos. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/agricultura/tipos-de-agrotoxicos-mais-utilizados-e-perigosos. Acessado dia 22/02/2017.

BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes. ZAPPE, Janessa Aline A química dos agrotóxicos, Química e Sociedade, Química Nova na Escola. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/03-QS-02-11.pdf, Acessado dia 20/02/2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário