sábado, 2 de dezembro de 2017

Jogo Ludo Química

   
Bolsista: Valdirene Duarte

Olá galera!
Sabemos a importância do aprendizado através dos jogos. Com os jogos é possível propor aos alunos, uma aula dinâmica, para que através de seus desempenhos nos jogos, se dediquem ao máximo a reter o aprendizado dos diferentes conteúdos de química, pois são desafiados a dar o melhor de si nas competições. Hoje trago para vocês o jogo ludo químico, para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos.  (ZANON et al;2008)

                                                                  Figura 1: Ludo Químico
       
       Fonte: http://www.cienciasecognicao.org.
 Composição do jogo:
1 Tabuleiro (dimensões 50cm /50cm)
4 Peões de cores distintas
1 Dado enumerado de um a seis
100 Cartas de perguntas
20 Cartas de desafios
20 Cartas coringas.
Caderno, lápis e caneta para anotações ou utilizar o quadro para anotações.    

                                                Figura 2: Cartas de compostos orgânicos
Fonte: http://www.cienciasecognicao.org.

Como jogar:
O jogo se inicia escolhendo uma pessoa de cada grupo para lançar o dado. O grupo que sair com número maior, terá a primeira posição, seguido pelos demais. As casas amarelas do jogo da passagem livre, ou seja, não serão feitas perguntas aos participantes. As casas cinzas representam desafios aos jogadores. O jogador que estiver sobre uma casa escura será questionado, pelo adversário que jogara o dado em seguida, retirando uma carta e sujeitando o grupo anterior uma questão ou desafio, conforme a carta, tirada do conjunto. As respostas podem ser dadas por nome, ou pela estrutura dos compostos. Isso será decidido pelo grupo adversário, que poderá desenhar a estrutura e nesse caso, a resposta será a nomenclatura do composto, podendo também dizer o nome do composto, e a resposta será a estrutura. Se por acaso um grupo cair na mesma casa do oponente, (que já está na casa escura) e acertando a resposta, poderá o segundo transportar o primeiro para o início do jogo. Ganha a equipe ou jogador que conseguir chegar ao final do tabuleiro.
Além do aprendizado dos alunos com os jogos. Possibilita ao professor a avaliação de seus alunos, no trabalho coletivo e também na interação da diversão com o saber, obter melhores resultados. 

Referências:

ZANOM, D.A.V.; GUERREIRO, M.A.S.; OLIVEIRA, R. Jogo didático ludo químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Departamento de didática, UNESP-SP,2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário