quarta-feira, 8 de maio de 2019

POR QUE AS PESSOAS POSSUEM CARACTERÍSTICAS DIFERENTES?

BOLSISTAS: Karolynne Marques e Thiago Braz


Olá pessoal, tudo bem? 

Na matéria passada vimos sobre as estruturas dos ácidos nucleicos e sobre algumas funções que estes podem ter. Resumindo, o DNA é responsável por armazenar informações genéticas, enquanto o RNA é responsável por ler, transmitir e “colocar em prática” informações que o DNA armazena. Mas qual a relação entre DNA e as pessoas serem diferentes? Fique mais um pouco nessa matéria e entenda.
O DNA está envolvido em uma série de processos. Dentre eles, a meiose (divisão celular) e algo especial que ocorre nele. Esse processo possui várias etapas, mas há um momento específico chamado crossing over. Nesse momento, há trocas de pedaços de DNA (Figura 1) que irão se recombinar e isso garante a variabilidade genética. Segundo Amabis e Martho (2004), graças a variabilidade genética, os indivíduos produzidos a cada geração são ligeiramente diferentes uns dos outros pois aumenta as misturas genéticas.




Figura 1: Crossing over.



Após a divisão celular novas fitas de DNA são formadas, mas o que tem de especial nessas fitas? Pois bem, nessas fitas estarão as informações genéticas de cada indivíduo e tais informações genéticas do DNA são responsáveis pelas características das pessoas como a cor do cabelo, dos olhos, da pele, altura e etc. Para Amabis e Martho (2004) todas as formas de vida no nosso planeta, têm suas informações genéticas codificadas na sequência de bases do DNA.

Lembra que o DNA é formado por um açúcar, um fostato e uma base nitrogenada? Pois bem, essa é a estrutura geral de toda molécula de DNA, no entanto, o que vai tornar a molécula de cada pessoa diferente das outras, principalmente, é a combinação dos pares das bases nitrogenadas (Figura 2); porque a forma que cada molécula possui suas bases nitrogenadas dispostas irá acarretar na produção de diferentes proteínas, substâncias que determinam a estrutura das células e controlam todos os processos metabólicos.




                                           Figura 2: Combinação dos pares de bases nitrogenadas.



O RNA entra em ação, e é o responsável por realizar todo o processo de ler o código genético, traduzi-lo e produzir as proteínas necessárias ao nosso corpo de acordo com o que “diz” o nosso DNA.


Referências

"DNA, Cromossomos, Gene, Genoma" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 25/11/2018 às 19:34. Disponível em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biogenoma.php Acesso em 25 nov.2018 às 19:34

DNA E RNA. Disponível em https://www.diferenca.com/dna-e-rna/. Acesso em 24 nov.2018

AMABIS, José Mariano. MARTHO,Gilberto Rodrigues. Biologia das células. – 2.ed.- São Paulo: Moderna, 2004. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário