terça-feira, 27 de agosto de 2019

O sangue deve ser ácido ou básico?

BOLSISTAS: Karolynne Marques Ferreira e Thiago Braz


Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre acidose e alcalose, processos metabólicos que alteram o equilíbrio ácido-base do nosso corpo. Antes de começar, é importante lembrar a importância de um pH equilibrado no nosso organismo, ou seja, nosso sangue não pode estar nem muito ácido, nem muito básico, pois, segundo Lewis (2018), ambos os casos podem gerar problemas graves em vários órgãos do nosso corpo.
De acordo com Lewis (2018), pode haver duas anormalidades no equilíbrio ácido-base: a acidose, quando o sangue contém excesso de ácido ocasionando a uma diminuição do pH; e a alcalose, quando o sangue contém excesso de base ocasionando um aumento do pH. No caso da acidose e alcalose respiratória, será o excesso ou falta de CO2 na corrente sanguínea que irá ocasionar esses dois processos.
Segundo Fogaça, o aumento da concentração de CO2 no sangue, diminui o pH deixando-o mais ácido, e a diminuição da concentração de CO2 aumenta o pH, deixando-o mais básico. De acordo com Lewis (2018), A condição normal do pH sanguíneo é de 7,4, logo em um caso de acidose o pH fica menor que este valor normal, e em um caso de alcalose, o pH fica maior que o valor normal.
  



Pensando nisso, é importante pensar, o que de fato causa esses processos? De acordo com Fogaça, os sintomas da alcalose são respiração ofegante, entorpecimento, rigidez muscular e convulsões, entre outros. No geral, o indivíduo respira muito rápido, expira muito CO2 e isso acarreta uma diminuição dele no organismo, ocasionando a alcalose. Já o processo de acidose, segundo a autora, pode ocorrer por falta de ar, diminuição ou supressão da respiração, desorientação com possibilidade de coma, entre outros, ou seja, são casos onde o indivíduo tem a respiração reduzida e assim há uma maior presença de CO2 no organismo.

REFERÊNCIAS:

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "Alcalose e acidose"Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/alcalose-acidose.htm.> Acesso em 07/08/2019.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Alcalose e acidose no organismo humano. Disponível em: < https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/alcalose-acidose-no-organismo-humano.htm > Acesso em 07/08/2019.
LEWIS, James L. Considerações gerais sobre o equilíbrio ácido-base. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/distúrbios-hormonais-e-metabólicos/equilíbrio-ácido-base/considerações-gerais-sobre-o-equilíbrio-ácido-base> Acesso em 07/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário