terça-feira, 27 de agosto de 2019

Um pouco sobre a Química do corpo humano

BOLSISTAS: Karolynne Marques e Thiago Braz


Olá pessoal, tudo bem? A matéria de hoje é para você que acha que a Química está presente apenas em laboratórios, indústrias etc., pois hoje iremos falar de como a Química está tão presente em nós mesmos e é tão importante. Vamos lá?
Vários elementos químicos constituem nosso corpo e desempenham funções vitais dentro dele. De acordo com Amabis e Martho (2004), 98% da massa corporal da maioria dos seres vivos é constituída de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S), porém, vários outros elementos químicos são necessários para o funcionamento dos organismos vivos.
          Entre os elementos citados acima, um deles é muito especial, o carbono (C), pois ele constitui a estrutura básica de todas as moléculas orgânicas, a exemplo das proteínas, carboidratos, e até o nosso DNA. Essas moléculas são formadas através de ligações do carbono com outros elementos como o hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), segundo Amabis e Martho (2004).
         Outra classe de moléculas importantes para a vida, são os sais minerais. Estes, são substâncias inorgânicas formadas por íons (cátions e ânions). De acordo com Amabis e Martho (2004), estas substâncias são extremamente necessárias para o funcionamento do corpo, e a falta de determinados sais minerais pode afetar de forma negativa o nosso metabolismo podendo até mesmo causar a morte.           
Bom, agora que você sabe como esses elementos químicos são importantes para nós, vamos ver algumas funções específicas que estes desempenham no nosso organismo. Na espécie humana, os íons de cálcio (Ca2+) participam das reações de coagulação do sangue e da contração muscular, além de serem componentes fundamentais dos ossos; os íons de sódio (Na+) e potássio (K+) são responsáveis pelo funcionamento das nossas células nervosas. Já o cromo, outro elemento, tem sua importância relacionada com o funcionamento do metabolismo energético, e o enxofre compõe vários tipos de proteínas; há também o ferro que compõe as proteínas do sangue e é fundamental para a respiração celular, de acordo com Amabis e Martho (2004). Além desses, há uma gama de outros elementos que são importantes para o nosso corpo.
            É importante ressaltar, que os elementos não agem de forma isolada no nosso corpo porque várias reações estão acontecendo a todo momento no nosso organismo, formando novas moléculas e substâncias, promovendo assim, um bom funcionamento do nosso corpo e nos mantendo vivos. Seu corpo é Química e funciona através dela. Lembre-se sempre disso.


REFERÊNCIAS:

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Origem da vida: Citologia e histologia – 2.ed. – São Paulo: Moderna, 2004.
           



Nenhum comentário:

Postar um comentário