quarta-feira, 4 de setembro de 2019

O que é o estado Gasoso?

                                                                                                 BOLSISTAS: Shirley e Jair


       Olá! Hoje falaremos um pouco sobre os gases e o estado gasoso. A matéria no estado gasoso possuem partículas minúsculas que se movimentam velozmente, de modo livre e desordenado. O movimento dessas partículas está relacionado com a temperatura, assim a velocidade média das partículas dos gases existentes no ar atmosférico em condições ambientes (25°C e 1 atm) é da ordem de 1.400 Km/h (ATKINS, 2017).

       As partículas de um gás estão afastadas umas das outras, diferente do que ocorre nos estados líquidos e sólidos, como ilustra a Figura 1, o espaço que elas ocupam é desprezível em relação ao espaço “vazio” que existem entre elas. Dessa forma, o movimento de uma partícula de não interfere diretamente no movimento de outra, já que praticamente não existe atração entre elas. As partículas de um gás movem-se ao acaso, segundo trajetórias retilíneas que só são interrompidas quando elas colidem umas com as outras, ou contra as paredes do recipiente que as contém. A pressão que um gás exerce sobre um recipiente consiste no choque dessas partículas nas paredes desse objeto, dessa forma, tende ocupar todo o recipiente que o contém e terá a forma e o volume desse objeto (FONSECA, 2016).

Figura 1: Característica das moléculas de um gás. 
              Fonte: http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=57557728243435219347939671535



  

Exercícios


1.      (UFU-MG) Em uma atividade experimental o professor pegou duas garrafas PET vazias e colocou bexigas cheias na boca de cada uma delas. Em seguida, colocou uma das garrafas em uma bacia com água quente e a outra em uma bacia com água fria. Um dos balões murchou e o outro ficou cheio. Sobre estes fatos, assinale a alternativa correta.

a)      O balão que murchou foi colocado em água quente, pois o aumento da temperatura causou uma contração dos gases da bexiga.
b)     O balão que ficou mais cheio foi colocado em água quente, devido ao aumento da temperatura do sistema e a expansão dos gases presentes na bexiga.
c)      O volume do balão que foi colocado em água fria diminuiu, porque a pressão do sistema aumentou, reduzindo o choque das partículas de gás com as paredes do balão.
d)     Em qualquer dos casos, o volume dos balões foi alterado porque o tamanho das partículas de gás foi modificado.


Alternativa “b

Quando é aumentada a temperatura termodinâmica o volume ocupado aumenta, portanto há uma expansão dos gases presentes na bexiga.


2.      (Unemat-MT) O gás oxigênio utilizado em hospitais é armazenado em cilindros com volume de 60 L e pressão de 150 atm. Se considerarmos a temperatura constante, pode-se afirmar que o volume ocupado pelo gás oxigênio sob pressão de 760 mmHg é:

a)      9 000 L.
b)      24 L.
c)      59,21 L.
d)     0,4 L.
e)      1 900 L.


Alternativa “a

Pi ×Vi = Pf × Vf
150 atm × 60 L = 1 atm × V → 
Vf = 9 000 L.


3.      (UFC-CE) Acidentes com botijões de gás de cozinha são notificadas com bastante frequência. Alguns deles ocorrem devido às más condições de industrialização (botijões defeituosos), e outros por uso inadequado. Dentre esses últimos, um dos mais conhecidos é o armazenamento dos botijões em locais muito quentes. Nessas condições, e assumindo a lei dos gases ideais, é correto afirmar que:

a)      A pressão dos gases aumenta, e o seu número de mol diminui.
b)      A pressão dos gases diminui, e o seu número de mol diminui.
c)      O número de mol permanece constante, e a pressão aumenta.
d)     A pressão e o número de mol dos gases aumentam.
e)      A pressão e o número de mol dos gases não são afetados pelo aumento de temperatura.


Alternativa “c

Armazenar botijões de gás em locais muito quentes é perigoso, pois o aumento da temperatura provoca o aumento da pressão, sem alterar o número de mols, podendo, porventura, ocasionar um grave acidente.



REFERÊNCIAS:

FONSECA, M. R. (2016). Química: ensino médio / Martha Reis (2 ed., Vol. 2). Pinheiros - São Paulo: Ática S. A. (2016).


Nenhum comentário:

Postar um comentário