Bolsista: Nara Alinne Nobre da Silva
Olá pessoal, vocês já perceberam que em nosso dia-a-dia e comum ouvirmos as pessoas falarem a palavra ácido, seja quando se referem a alimentos, a bebidas, ou outras substâncias? Contudo eu pergunto a vocês:
O que é um ácido?
A palavra ácido provém do latim acidus, significando azedo. Esse termo surgiu junto com os primeiros conceitos sobre essa substância, e teve origem na antiguidade.
Diversas definições foram elaboradas para definir um ácido. Sendo a mais conhecida a teoria de Arrhenius, que diz que um ácido é toda substância que em solução aquosa ioniza-se e libera íons H3O+, forma reduzida (H+).
Exemplo:
HCl + H2O → H3O+ + Cl-
Ionização: é a formação de íons que acontece quando algumas substancias moleculares se dissolvem em água.
Existem outras teorias como a de Brosnted-Lowry e de Lewis.
Existem outras teorias como a de Brosnted-Lowry e de Lewis.
Os ácidos podem ser identificados pelas suas propriedades. As principais são:
- conduzir a corrente elétrica em solução aquosa
- reagir com as bases produzindo sal e água.
Os ácidos em nosso cotidiano
Durante o nosso dia lidamos com diversas substâncias que possuem características de um ácido, por exemplo, frutas como a laranja, o limão, o abacaxi, bebidas como refrigerantes, entre outros. Os ácidos possuem pH com valores que variam entre 0 e 6, e quanto mais próximo de 0 mais ácida e a substância. A coca-cola possui pH em torno de 2,8. Isso porque em sua composição está presente o ácido fosfórico.
Quando ingerimos muitos alimentos ácidos é comum sentirmos azia. Mas por quê? Acontece que o nosso estomago produz o suco gástrico, que é responsável por ajudar na digestão dos alimentos, e o suco gástrico é composto de ácido clorídrico (HCl). Assim existe um acúmulo de ácidos no nosso estomago, proveniente de alimentos e também do suco gástrico, gerando assim a “azia”.
É comum tomarmos um antiácido estomacal quando sentimos azia, por exemplo sal de eno, leite de magnésia, bicarbonato de sódio, entre outros. Em geral esses antiácidos possuem em sua composição uma base, no caso do leite de magnésia a base é o Hidróxido de Magnésio [Mg(OH)2]. Ao chegar ao nosso estomago as bases reagem com o ácido clorídrico, neutralizando-o. Dessa forma cessa-se a azia.
A reação de um ácido com uma base produz sal e água. Essa reação e chamada de reação de neutralização. A reação do ácido clorídrico com o leite de magnésia é a seguinte:
2 HCl + Mg(OH)2 → MgCl2 + 2 H2O
O sal formado é o Cloreto de Magnésio.
Espero que vocês tenham gostado...
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário