terça-feira, 5 de julho de 2011

Bolsista: Alessandro
Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do Jornal Agora, sobre um vazamento de petróleo que contamina rio nos EUA.
NOTÍCIA: Um duto subterrâneo da petroleira ExxonMobil no rio Yellowstone, em Montana, nos Estados Unidos, se rompeu no sábado e derramou milhares de litros de petróleo na água. Pam Malek, porta-voz da ExxonMobil, disse que houve o vazamento de 750 a 1.000 barris de petróleo por cerca de meia hora antes do cano danificado ser fechado. Outro funcionário da Exxon estimou o vazamento em até 159 mil litros de petróleo.
O óleo derramado formou uma mancha que desce pelo rio e forçou cidades e locais de irrigação a fechar os canais de recebimento de água. Na região centro-sul de Montana, moradores tiveram que ser evacuados temporariamente por 32 quilômetros, mas eles já foram autorizados a voltar.
Equipes de limpeza despejaram um material absorvente para tentar reduzir a mancha de petróleo, que se move rio abaixo em uma velocidade de 10 quilômetros por hora. A partir do ponto do vazamento, o rio Yellowstone não tem nenhum ponto de represa. Na fronteira de Montana com Dakota do Norte, o rio deságua no rio Missouri. "Os responsáveis irão recuperar o rio Yellowstone", alegou governador de Montana, Brian Schweitzer. Em nota, a ExxonMobil disse que estava enviando equipes para ajudar na limpeza.
Mas , como o petróleo é formado? E como ele contamina a água?
Em termos elementares, o petróleo é composto essencialmente por carbono (80 a 90% em peso), hidrogênio (10 a 15%), enxofre (até 5%), oxigênio (até 4%), nitrogênio (até 2%) e traços de outros elementos (ex: níquel, vanádio, etc).
A composição do petróleo é geralmente descrita em termos da proporção de hidrocarbonetos saturados, hidrocarbonetos aromáticos e não-hidrocarbonetos.
Lembrando que hidrocarbonetos são: são todos os compostos químicos formados apenas por Carbono e Hidrogênio.
Nos depósitos encontram-se também água salgada e uma mistura de gases responsáveis pela pressão que provoca a ascensão do petróleo através de poços perfurados.
O petróleo líquido é também chamado óleo cru para distingui-lo do óleo refinado, produto comercial mais importante.
O gás de petróleo (gás natural) é uma mistura de hidrocarbonetos leves, enquanto as formas semi - sólidas são compostas de hidrocarbonetos pesados.
Embora de pouca utilização em estado natural, o petróleo, quando refinado, fornece combustíveis, lubrificantes, solventes, material de pavimentação e muitos outros produtos.
Os combustíveis derivados do petróleo respondem por mais da metade do suprimento total de energia do mundo.
Seus subprodutos são também utilizados para a fabricação de tecidos sintéticos, borracha sintética, sabões, detergentes, tinta, plásticos, medicamentos, inseticidas, fertilizantes, etc.
Contudo Mais de quatro milhões de toneladas de petróleo são lançadas ao mar e nos rios por ano no mundo.
Esse tipo de poluição provoca a morte de muitos animais, origina as praias sujas de petróleo e de outros tipos de hidrocarbonetos, mas, mais grave ainda, são os efeitos que nas espécies marinhas, levando ao seu desaparecimento em certos meios e provavelmente originando doenças ao homem.
Assim deve-se tomar muito cuidado com estes acidentes.
espero que tenham gostado e até a próxima!
 Fontes:
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=4&n=13949
http://www.mundovestibular.com.br/articles/247/1/PETROLEO-IMPORTANCIA-E-POLUICAO-/Paacutegina1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário