Bolsista: Leonice Paraguai
Olá pessoal! Estou de volta para falar de mais um elemento Químico, depois de uma longa semana na 63ª Reunião Anual da SBPC. Este evento foi muito bom e proveitoso no qual conhecemos pessoas de diversos lugares do país.
Agora vamos ao que interessa que é o elemento Químico, hoje vou falar um pouquinho do Chumbo (Pb) é um metal representativo de número atômico igual a 82 e massa atômica ponderada 207,2 u. Por causa das suas características atômicas, inclui-se no grupo dos metais pesados, é bastante nocivo à boa parte dos organismos, principalmente do ser humano.
Nas condições ambiente é sólido, maleável e de cor branco azulado se cortado recentemente, quando exposto ao ar, adquire coloração acinzentada. Não é encontrado puro na natureza, mas na forma de compostos minerais, geralmente, sulfurados (como o sulfeto de chumbo). Seu potencial de oxidação em relação ao Hidrogênio é de + 0,126 V, sendo assim, é relativamente resistente à corrosão, ainda mais porque o óxido formado que recobre o metal serve de proteção e apassiva o processo de corrosão.
chumbo galena |
É um metal considerado semicondutor, já que possui resistência relativamente elevada e dificulta passagem de corrente elétrica. Em contrapartida, o óxido de chumbo é muito utilizado na fabricação de baterias de automóveis.
Ocorrência e Abundância
A maioria do Chumbo impuro do planeta se apresenta na forma de galena (sulfeto de chumbo – PbS) – minério mais comum. Sendo encontrado junto a outros metais, como: Cobre Zinco, Prata e Tório além de Urânio.
Outros minerais que contêm quantidades significativas de Chumbo são a cerusita (carbonato de chumbo – PbCO3) e a anglesita (sulfato de chumbo – PbSO4, que são mais raros
Reservas
As maiores reservam de Chumbo encontram-se nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Peru e México, que são também os maiores produtores. No Brasil, a produção se iniciou na Bahia o maior produtor do país, com a extração da galena (com concentração de prata por volta de 2,5Kg por tonelada do minério).
Efeitos à saúde Humana
O Chumbo é extremamente tóxico ao organismo se exposto em doses elevadas. Por isso, a quantidade de Chumbo nos alimentos que consumimos não pode extrapolar certos limites: como as aves, que não podem possuir mais que 1mg de Chumbo a cada quilograma de carne.
Para o ser humano, o Chumbo pode causar os seguintes malefícios:
· Anemia;
· Aumento da pressão sanguínea;
· Danos aos rins;
· Abortos;
· Deformações ao feto a partir da placenta da mãe;
A possibilidade de existência de cânceres através da contaminação por Chumbo é bastante discutida, mas os estudos são ainda inconclusivos. Todavia, a melhor forma de evitar uma possível contaminação é não manter contato expressivo com o metal.
Aplicações
· Bateria de chumbo – acumuladores – para automóveis;
· Pela sua resistência a corrosão, o Chumbo pode ser utilizado para o manuseio de ácidos (como o Sulfúrico);
· Ligas metálicas para a fabricação de solda, fusíveis e revestimentos elétricos.
Referência
http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/chumbo
Nenhum comentário:
Postar um comentário