Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa
Gilbert Newton Lewis, físico-químico americano nascido em Weymouth, Massachusetts, a 23 de Outubro de1875. Educado na universidade de Nebraska e doutorou-se em física pela Universidade de Harvard (1899).
Lewis é conhecido pelo seu trabalho em termodinâmica, pela formulação da teoria de Lewis para ácidos e bases, e pelo desenvolvimento da teoria de valência em reações químicas. Criador da noção de par eletrônico, que representou um avanço decisivo no conhecimento da estrutura atômica. Deu importantes contribuições à química e à Física, destacando na Termodinâmica; fez estudos sobre a fluorescência e a fosforescência fluorescência e da cor nas substâncias orgânicas, e foi o primeiro a preparar a água pesada (D2O) em estado puro e estudar suas propriedades físicas e biológicas.
Em Berkeley começou a desenvolver a idéia de que as ligações químicas se baseiam no compartilhamento de elétrons e na transferência dessas cargas elétricas elementares de um átomo para outro (1916). Foi condecorado com a medalha Davy da Royal Society, a medalha de Arrhenius da Swedish Academy, e as medalhas Gibbs e Richards. Faleceu em Berkeley, Califórnia em 24 de Março de 1946
Definições de ácidos e bases de Lewis
Base é toda a espécie química que pode doar um par de elétrons para a formação de uma ligação covalente.
Ácido é toda a espécie química que pode aceitar um par de elétrons para formar uma ligação.
Veja o exemplo abaixo:
O NH3 funciona como base e o BF3 como ácido. Quando a reação ácido-base ocorre, é formada uma ligação covalente coordenada.
A formação de uma espécie química pode ocorrer sem a interferência de qualquer quantidade de água, como é mostrado pela equação
Na2O(s) + SO3(g) → Na2SO4(s)
Conforme a definição de Lewis esta também é uma reação de neutralização entre uma base de Lewis (íon óxido) e um ácido de Lewis (trióxido de enxofre).
Nesse caso deve ocorrer um novo rearranjo eletrônico, pois o oxigênio se liga ao enxofre. Reações deste tipo são importantes na remoção de óxidos de enxofre dos gases produzidos pela combustão de combustíveis com alto teor de enxofre. A reação entre o Na2O e o SO3 mostra as limitações do conceito de Brönsted-Lowry porque nenhum próton está envolvido na reação.
Uma base de Lewis é uma espécie química que, em suas reações, procura um núcleo com o qual possa compartilhar um par de elétrons, nucleófilo (amiga do núcleo). Os ácidos de Lewis procuram espécies que tenham pares de elétrons com os quais possam se ligar, os ácidos de Lewis são denominados eletrófilos (amigo de elétrons).
AlCl3 + COCl2 → COCl+ + AlCl4-
Essas definições são importantíssimas principalmente em química orgânica visto que muitos compostos orgânicos funcionam como receptores e doadores de pares eletrônicos. Muitas espécies químicas podem funcionar como ácidos e bases de Lewis. É, no entanto, importante observar que a definição de ácido-base de Lewis sempre tende a formação de ligações covalentes coordenadas, por que sempre existe a doação e a recepção de pares eletrônicos.
Referencias
http://www.quimicasolucionada.com/site/index.gilbert-newton-lewis
Nenhum comentário:
Postar um comentário