Bolsista: Leonice Paraguai
Olha pessoal! Estou de volta com mais uma vez, para falar um pouco de outro “Elemento Químico”. Hoje vou falar do elemento Estanho (Sn). Depois do paleolítico e do neolítico, a liga de estanho e cobre o bronze, substituiu a pedra na fabricação de armas e utensílios, a ponto de "idade do bronze" tornar-se a designação corrente da terceira fase no desenvolvimento da cultura material dos povos da Europa, Ásia e Oriente Médio.
O Estanho é bastante resistente a meios corrosivos naturais (como o ar ambiente ou a água do mar), mas pode ser atacado quando exposto a ácidos fortes, sais não-metálicos (sais ácidos) e bases fortes. É o melhor dos metais para ser fundido, pois sua temperatura de fusão é relativamente baixa em comparação aos outros: 232°C. E, a aparência esbranquiçada brilhante só é obtida quando o Estanho está a uma temperatura maior que 13°C.
Amostra de cassiterita, (SnO2), o principal minério de estanho e uma das riquezas minerais da Amazônia. |
O Estanho é produzido por 35 países ao redor do mundo em mais de 200.000 toneladas. O Estanho (Sn) é encontrado como óxido de estanho (IV) nos minérios como a cassiterita (SnO2) e é extraído por redução com carbono. O metal (chamado estanho branco) passa para outra forma alotrópica a 18ºC, o estanho cinza. A formação deste alótropo é um problema e pode ser revertida por aquecimento a 100ºC. O elemento natural tem 21 isótopos (o maior número encontrado para um só elemento).
São conhecidos cinco isótopos radioativos. O metal é usado em camadas de proteção em chapas de aço e constitui importante elemento de ligas (por exemplo: bronze fosforado (liga à base de cobre e estanho contendo até 1% de fósforo) liga metálica para armas de fogo, solda, metal de Babbitt e latas que são ligas geralmente com 63% de estanho, para embalagens de alimentos. Quimicamente é reativo. Combina diretamente com cloro e oxigênio e desloca o hidrogênio de ácidos diluídos. Também se dissolve em álcalis para formar estanhatos. Há duas séries de compostos de estanho, respectivamente nos estados de oxidação +2 e +4.
Os maiores produtores são a Malásia, Indonésia e Tailândia (os dois últimos correspondem a mais de um terço da produção mundial). Entretanto, a China, Nigéria república do Congo e Bolívia (maior produtor da América do Sul) também se destacam.
Em virtude de sua resistência a certos agentes corrosivos, o metal puro é utilizado em forma de revestimento para utensílios de cozinha, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas, bem como a proteção de peças mecânicas. A estanhagem do aço (folha-deinflandores) pode ser praticada à têmpera, por imersão das peças num banho de metal fundido, ou por eletrólise (estanhagem em contínuo de folhas de aço). O estanha entra na composição de ligas como elemento base ou como aditivo, devido à sua fusibilidade (soldas, tipos de impressão), seu poder de resistência ao atrito (ligas antifricativas), a facilidade com que se deixa moldar (vasilhas, objetos de arte) e a ação endurecedora que exerce (bronzes).
A produção mundial oscila anualmente entre 200.000 e 250.000t, garantidas em mais da metade pelo sudeste da Ásia (a Malásia, com 1/3 da produção mundial, a Indonésia e a Tailândia). Seguem-se, por ordem de importância, a Bolívia, a China, a Rússia e a Austrália. A produção brasileira em 1980 foi de 13.119 toneladas.
Por hoje é só pessoal! Até a próxima semana com mais informação sobre outro “Elemento Químico”, uma ótima semana para todos, os blogueiros de plantão.
Referência
mdiv.com.br/pt/mundo/tecnologia/1627-o-estanho-elemento-quimico.html
Fonte: www.cdcc.sc.usp.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário