sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Modelos Atômicos e Distribuição Eletronica

Bolsista: Litton Jr.

Olá blogueiros do quipibid, esta semana estaremos dando continuidade no conteúdo dado no aulão fornecido pelos bolsistas do quipibid, voltado aos alunos da escola campo CEAN. Hoje vamo falar sobre os modelos atômicos e distribuição eletrônica.
ESTRUTURA ATÔMICA

Distinguimos duas regiões no átomo, uma com carga elétrica positiva, e muito pesada, que concentra quase todo o peso do átomo: é chamada núcleo. A outra uma região ocupada por elétrons, que giram ao redor do núcleo chamado eletrosfera.
 O núcleo é constituído por nêutrons e prótons. O nêutron não tem carga elétrica. O próton tem carga elétrica positiva, já os elétrons possuem carga elétrica negativa, de mesmo valor absoluto que a dos prótons. Como o átomo é neutro, concluímos que o número de elétrons é igual ao de prótons.


Carga relativa
Massa relativa
Próton
+1
1
Nêutron
0
1
Elétron
-1
1/1836

EVOLUÇÃO DO MODELO ATÔMICO
Alguns filósofos da Grécia Antiga já admitiam que toda e qualquer matéria seria formada por minúsculas partículas indivisíveis, que foram denominadas átomos (a palavra átomo, em grego, significa indivisível).
Modelo Atômico de Dalton
Dalton afirmava que o átomo era a menor partícula que constituía a matéria. O átomo seria uma minúscula esfera maciça, indivisível, impenetrável e indestrutível. Seu modelo atômico também é conhecido como "modelo da bola de bilhar".
Modelo Atômico de Thomson
Segundo Thomson, o átomo seria uma esfera maciça e positiva com as cargas negativas distribuídas, ao acaso, na esfera. A quantidade de cargas positivas e negativas seriam iguais e dessa forma o átomo seria eletricamente neutro. O modelo proposto por Thomson ficou conhecido como "pudim com passas".

 
Modelo Atômico de Rutherford
O átomo é formado por um núcleo muito pequeno em relação ao átomo, com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a massa do átomo. Ao redor do núcleo localizam-se os elétrons neutralizando a carga positiva. Esse modelo atômico ficou conhecido como modelo planetário do átomo.

 
Modelo Atômico de Bohr

Nota-se no modelo de Rutherford dois equívocos:
  •          Uma carga negativa, colocada em movimento ao redor de uma carga positiva estacionária, adquire movimento em direção à carga positiva acabando por colidir com ela;
  •          Uma carga negativa em movimento perde energia constantemente, emitindo radiação.
Bohr elaborou um novo modelo atômico cujos postulados são:
Na eletrosfera os elétrons não se encontram em qualquer posição. Eles giram ao redor do núcleo em órbitas fixas e com energia definida. As órbitas são chamadas camadas eletrônicas, representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q a partir do núcleo, ou níveis de energia representados pelos números 1, 2, 3, 4... Os elétrons ao se movimentarem numa camada eletrônica não absorvem nem emitem energia;

DISTRIBUIÇÃO ELETRONICA

Um problema para os químicos era construir uma teoria consistente que explicasse como os elétrons se distribuíam ao redor dos átomos.
Foi o cientista americano Linus C. Pauling quem apresentou a teoria até o momento mais aceita para a distribuição eletrônica.
Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.

Camada
Nº máximo de elétrons
K
2
L
8
M
18
N
32
O
32
P
18
Q
8

 
Essa distribuição é dividida em níveis e subníveis de energia, em que os níveis são as camadas e os subníveis representados pelas letras s, p, d, f.

Subnível
Nº máximo de elétrons
Nomenclatura
s
2
s2
p
6
p6
d
10
d10
f
14
f14

Diagrama de Linus Pauling

 Bom gente, espero q tenham gostado e que a matéria possa auxilia-los nos estudos.
Até semana que vem!


Um comentário: