Voluntária: Nara Alinne N. da Silva
Esta suspensão foi feita pela Coordenação de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, após algumas pessoas reclamarem que depois do consumo sentiram sensação de queimação na boca e no esôfago, As primeiras notificações foram realizadas em Porto Alegre, mas posteriormente houve registros em Canoas e São Leopoldo.
De acordo com Reportagem da Folha de S. Paulo do dia 04/10, vinte e duas pessoas passaram mal após ingerirem o achocolatado.
A empresa responsável pela fabricação do produto, Pepsico, informou que já "tomou as ações cabíveis para retirar as unidades de circulação" e que os consumidores podem obter informações por meio do telefone 0800-703-2222. A empresa afirmou que se trata de um lote restrito (80 unidades), de numeração de L4 32 05:30 a 06:30, com validade de 19/02/2012. Contudo a secretaria do Estado verificou problemas em outros lotes do produto e proibiu a comercialização em todo o Estado.
O resultado da análise do problema pode demorar alguns dias, mas técnicos da Vigilânica Sanitária suspeitam que a alteração do produto se desse por conta de resquícios de produtos de limpeza nos equipamentos da fábrica.
O pH do achocolatado que deviam estar em torno de 7 (neutro), estava em 13,3 (básico). Que tal entendermos melhor isso de pH???
A sigla pH significa Potencial hidrogeniônico e mede a concentração de íons H+ na solução. A escala de pH varia de acordo com o esquema abaixo:
Quando o pH da solução varia entre 0 e 6 dizemos que é uma solução ácida, quando o pH é 7 neutra e quando varia entre 8 e 14 básica ou alcalina.
Uma solução muito alcalina, como estava o Toddynho é prejudicial para o nosso organismo, causa irritação nas mucosas. Pode causar queimaduras.
Existe diversas formas de medir um pH, por exemplo, com indicadores ácido-base. Os indicadores apresentam uma cor em meio ácido e outra em meio básico. Há uma variedade de indicadores, o azul de bromotimol fica amarelo em meio ácido, verde em meio básico e azul em meio ácido, a fenolftaleína apresenta-se incolor em meio ácido e rósea em meio básico .
Contudo a forma mais exata de medir um pH é utilizando um pHmêtro. Os modelos mais conhecidos são o de bancada, de bolso, o portátil e o digital.
Quando conhecemos a concentração de íons H+ presente na solução podemos fazer o cálculo do pH. Isso graças à matemática, rrsrs. É simples, vejam só como:
pH= -log [H+]
Vamos praticar!!!
17) Calcule o pH das seguintes soluções:
a) 0,002 mol.L-1 de HCl (ácido forte)
pH= -log [0.002]
pH= 2,7
b) b) 1 x 10-5 mol.L-1 de HCl (ácido forte)
pH= -log [1x10-5]
pH= 5
Amigos, espero que tenham gostado do post de hoje. Sugestões ou dúvidas deixe-me um comentário, ou envie para naraalinne@hotmail.com
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário