quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ciência em Show

Hoje iremos aprofundar numa série que foi exibida por emissoras brasileira, esta de que falaremos hoje foi ao ar pela emissora Record através do programa da Eliana “Tudo é possível”, onde uma equipe de três cientistas realizaram no palco duas experiências.
            A primeira foi uma brincadeira com alguns artistas que ao entrarem em contato com o gás Helio deixavam suas vozes finas e o hexa-fluoreto de enxofre deixava suas vozes mais grossa. A segunda foi da expansão da água, deixando a questão por que a garrafa de cerveja pode explodir quando congela.
            Este episodio é muito interessante e a nossa amiga “química” pode nos ajudar a entender melhor esses fenômenos. Começaremos então pelo gás Helio será porque ele deixa a voz mais fina? Pois bem o gás Helio é um elemento químico seu símbolo é He na tabela periódica dos elementos químicos localizado na família dos gases nobres. É um gás monoatômico, incolor e inodoro, usado em indústrias de alta tecnologia, na fabricação de semicondutores, soldas especiais e no enchimento de balões. O gás é sete vezes mais leve que o ar normal, fazendo então com os balões suba mais rápido, já na voz o efeito do gás é que a velocidade de propagação do som no Helio é cerca de três vezes maior do que a propagação do ar atmosférico, e quando ingerido faz com que a velocidade em que a voz humana se propaga seja maior, aumentando a freqüência e a voz então fica mais aguda.
 
Já o gás hexa-fluoreto de enxofre é um gás denso (pesado), por  isso diminui a velocidade e a freqüência do som tornando então a voz mais grave.


A água ao passar da fase liquida para a fase solida (gelo) sofre uma expansão, e quando o liquido se expande ele rompe o volume estourando assim o recipiente, pois ele ocupará um volume maior do que antes.
Fontes:
www.emsintese.com.br/2010/expansao-da-agua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário