Bolsista: Solange Batista de Sousa
Anacleto Reis
Olá blogueiros, depois
de uma semana sem postar matéria, volto à minha rotina normal, atualizando
nossa coluna que recebe uma nova postagem todas as quartas-feiras.
O experimento de hoje
vem nos mostrar a arte de decorar papéis e tecidos através de tintas flutuantes
em um meio. Essa técnica é conhecida como marmorização, muito embora seu
resultado final nem sempre se pareça com aquele que se obtém no mármore.
MATERIAIS UTILIZADOS
- Bacia larga
- Água
- Papel absorvente
- Conta-gotas
- Tintas acrílicas para tecido de várias cores
PROCEDIMENTOS
- Coloque água na bacia até cerca da metade e deixa que ela fique em total repouso para que não reste nenhum tipo de onda na superfície.
- Dilua as tintas acrílicas para tecido, em água (aproximadamente 1 parte de tinta para 1 parte de água).
- Usando um conta-gotas coloque uma gota da tinta cuidadosamente sobre a superfície da água. Vá colocando uma gota de cada cor da tinta sobre a cor anteriormente colocada, mas tomando muito cuidado para que a tinta flutue na superfície da água. Parte da tinta pode afundar, mas uma quantidade suficiente deverá se espalhar na superfície se a tinta estiver diluída corretamente.
- Quando você tiver uma quantidade razoável de tinta na superfície, se quiser, pode modificar o design, usando um palito de dente, soprando com um canudinho, ou como preferir.
- Chegou a hora de capturar a sua criação no papel. Coloque um canto da folha na superfície da água mais próxima do seu lado na bacia e vá baixando na diagonal, cuidando para que não fique bolhas de ar sob a folha.
- Para retirar a folha, basta puxar diretamente na sua direção.
- Você pode tentar com outras tintas, como por exemplo, tinta a óleo, tintas de caneta, etc.
O QUE ACONTECE...
Esta é uma técnica
utilizada pelos japoneses desde o século 12, chamada por eles de “suminagashi”.
Como não existiam tintas acrílicas naquela época era usado um tipo de nanquim
(tinta usada para caligrafia).
A técnica ocidental usa
tintas à base de óleo e um espessante (algo como gelatina) proveniente de
algas. Esse espessante serve para que as tintas não se espalhem tão facilmente
na água e o artista tenha controle sobre o resultado final.
O segredo para essa
técnica é o controle da tensão superficial da água, que faz com que as gotas de
tintas se espalhem sobre a água. Mas sobre esse assunto nós já discutimos no
experimento “Explosão das cores”.
Sendo assim, quem tiver alguma dúvida, volte nas nossas postagens anteriores e
dêem uma olhada.
Espero que vocês tenham curtido essa
matéria e eu volto na próxima semana.
REFERÊNCIAS
MATEUS, Alfredo Luís. Química na cabeça. 4 ed. Belo
Horizonte: UFMG, 2008.
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