segunda-feira, 19 de março de 2012

“CRESCIMENTO NO USO DE ENERGIA NUCLEAR”


Bolsista: Alessandro R. Barbosa

            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre relatório da ONU, que  aponta que uso da matriz energética nuclear no mundo pode aumentar em 100% em 20 anos.

NOTÍCIA:

            O uso mundial de energia nuclear poderá aumentar em até 100% nas próximas duas décadas em meio ao crescimento na Ásia, apesar de as inovações para novos reatores terem diminuído no ano passado após o desastre de Fukushima, ocorrido em 2011 no Japão, apontou um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).
       O relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que ainda não foi divulgado, mas foi visto pela Reuters, informa que uma expansão da capacidade um pouco mais lenta do que o anteriormente previsto é provável depois do pior acidente nuclear do mundo em um quarto de século. 
          Mas, segundo o documento, "o crescimento significativo no uso da energia nuclear em todo o mundo ainda está previsto -- entre 35% e 100% até 2030 -- embora as projeções da agência para 2030 sejam de 7% a 8% menores do que as projeções feitas em 2010."
         Os colapsos dos reatores da usina nuclear de Fukushima, no Japão, causados por um terremoto e tsunami em 11 de março do ano passado, abalaram o mundo nuclear e levantaram dúvidas sobre se a energia atômica é segura.
Alemanha, Suíça e Bélgica decidiram se afastar da energia nuclear para aumentar a dependência em energia renovável. 
   O documento da AIEA informa que o início de construção de novos reatores caiu para apenas três no ano passado -- dois no Paquistão e um na Índia -- de 16 em 2010.
   Também no ano passado, 13 reatores foram oficialmente declarados como permanentemente fechados, incluindo as quatro unidades de Fukushima e oito na Alemanha.   
       "Isso representa o maior número de fechamentos desde 1990, quando o acidente de Chernobyl teve um efeito semelhante", afirmou a agência da ONU com sede em Viena no relatório anual Revisão da Tecnologia Nuclear. "A título de comparação, 2010 teve apenas um desligamento e 2009, três."  
         Bem meus caros amigos e seguidores do quipibid e em especial aos que acompanham nossa coluna de química e atualidades, hoje trago para vocês uma notícia sobre a energia nuclear e as perspectivas de crescimento de sua matriz energética no mundo, vamos descobrir um pouco mais sobre energia nuclear?  
        A energia que o núcleo do átomo possui, mantendo prótons e nêutrons juntos, denomina-se ENERGIA NUCLEAR.  
      Os átomos de alguns elementos químicos apresentam a propriedade de, através de reações nucleares, transformar massa em energia. 
    Esse princípio foi demonstrado por Albert Einstein ( E= m.c2). O processo ocorre espontaneamente em alguns elementos, porém em outros precisa ser provocado através de técnicas específicas.  
         Uma vez constatada a existência da energia nuclear, restava descobrir como utilizá-la. A forma imaginada para liberar a energia nuclear baseou-se na possibilidade de partir-se ou dividir-se o núcleo de um átomo “pesado” , isto é, com muitos prótons e nêutrons, em dois núcleos menores, através do impacto de um nêutron.  
         A energia que mantinha juntos esses núcleos menores, antes constituindo um só núcleo maior, seria liberada, na maior parte, em forma de calor (energia térmica).
 Isso é a fissão nuclear, em que a divisão de um núcleo atômico pesado e instável através do seu bombardeamento com nêutrons - obtendo dois núcleos menores, nêutrons e a liberação de uma quantidade enorme de energia.   
       Assim, em um reator nuclear, lugar em que é possível controlar a fissão nuclear, a energia liberada durante o processo de fissão, é usada para transformar água líquida em vapor, que faz girar uma turbina, gerando energia elétrica. 
       Sabe-se que hoje, 17% da energia gerada no mundo vem da energia nuclear, contudo as questões políticas e até mesmo o perigo envolvido é algo a se levar em conta.  
         Espero que tenham gostado e aguardo comentários para enriquecer nossos estudos que envolvem a Química e Atualidades.

Fontes:
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/03/onu-ve-aumento-no-uso-de-energia-nuclear-apesar-de-desastre-no-japao.html
http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/energia.pdf        

Nenhum comentário:

Postar um comentário