sexta-feira, 2 de março de 2012

PALITO DE FÓSFORO E A FORMAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA



Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis

 
MATERIAIS UTILIZADOS
  •          Pote de vidro com tampa
  •          Palitos de fósforo
  •          Solução de fenoftaleína em álcool
  •          Água
  •          Hidróxido de amônio
PROCEDIMENTOS
  •          Coloque água no pote de vidro até um quinto de sua altura. Acrescente algumas gotas da solução de fenoftaleína em álcool. Adicione algumas gotas da solução de hidróxido de amônia no pote até q haja uma mudança de cor, cuidando para não colocar solução demais, apenas o suficiente para que ocorra uma mudança de cor.
  •          Acenda um palito de fósforo dentro do frasco. Assim que a cabeça do fósforo acabar de queimar, apague-o e tampe imediatamente o frasco.
  •          Agite o frasco para dissolver os gases produzidos, na água.
  •          Imediatamente o líquido mudou de cor.
O QUE ACONTECE...
Antigamente os palitos de fósforo produzidos podiam ser acesos bastando riscar o fósforo em qualquer superfície áspera, já que todas as substâncias responsáveis pela sua combustão se concentravam na cabeça destes. Isso podia causar certos inconvenientes já que o fósforo podia se acender acidentalmente.
Medidas foram tomadas para que esse inconveniente pudesse ser resolvido. Estudos ajudaram na fabricação do produto separando as substâncias: no palito teremos em sua cabeça o elemento enxofre, um agente oxidante e cola, e na lixa da caixinha, o elemento fósforo.
Ao atritarmos o palito na caixa o aquecimento produzido inicia a ignição do fósforo que, por sua vez faz com que o agente oxidante inicie a queima do enxofre. É a queima do enxofre que faz com que a madeira do palito queime.
O enxofre ao ser queimado se combina com o oxigênio do ar, produzindo o gás, dióxido de enxofre.
É justamente o dióxido de enxofre que se dissolve na água, tornando o meio ácido, fazendo com que a fenoftaleína fique incolor.
 
FALANDO SOBRE O DIÓXIDO DE ENXOFRE E A CHUVA ÁCIDA
Existem várias maneiras pelas quais é produzido o dióxido de enxofre.
·         Combustíveis fósseis, como o petróleo, podem conter enxofre, e este ao ser queimado produzirá o dióxido de enxofre.
·         Vários minérios metálicos são sulfetos compostos de enxofre, que ao serem aquecidos na presença de ar, formam o dióxido de enxofre e liberam o metal
Na atmosfera o dióxido de enxofre pode ser transportado por longas distâncias. Durante todo o caminho percorrido esse dióxido de enxofre pode reagir com o oxigênio do ar e se transformar no trióxido de enxofre, sendo que esse pode se dissolver na água da chuva e chegar ao solo, rios e lagos como ácido sulfúrico.



Esta é uma das formas como a chuva ácida pode se formar.
A chuva ácida é responsável por consideráveis estragos na vegetação, na vida aquática de rios e lagos e em monumentos, especialmente os feitos de mármore.

REFERÊNCIAS
MATEUS, Alfredo Luís. Química na cabeça – Experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola. 4 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
http://mundoestranho.abril.com.br Acesso em: 29/02/2012

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário