segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cabelos coloridos

Bolsista: Eliana



              A aparência é sem duvida um fator determinante para muitas situações que envolvem diretamente nosso bem estar. As estruturas responsáveis pela cor do cabelo são as proteínas denominadas melaninas. Conforme as pessoas envelhecem é comum o aparecimento de cabelos brancos, devido à diminuição de pigmentos na haste do cabelo.
             É comum as pessoas mudarem a cor dos seus cabelos. Muitos optam por cores mais discretas, mas as cores vivas vêm sendo usadas pelos jovens. A maioria dos pigmentos utilizados nas tinturas de cabelos são de origem vegetal. Também se utilizam sais de metais, que podem ser tóxicos.
              Existem basicamente quatro tipos de tinturas
- Temporários: compostos por ácido de alta massa molar que se depositam na superfície do cabelo, sem penetrar na fibra. Sai rapidamente nas primeiras lavagens.
               Massa molar
A massa de um elemento possui seu número igual a sua própria massa atômica. Essa massa é referente à massa atômica. Essa massa é referente à massa em gramas igual a 6,02.1023 átomos do mesmo elemento.
Por ex: A massa molar do mercúrio que é de 200gr mol têm 6,02x1023 moléculas.
- Progressivos- Compostas por soluções aquosas de sais metálicos. A mais comum é uma solução aquosa de acetato de chumbo.
      Acetato de chumbo
 É um sal orgânico sólido, branco e inodoro que é obtido pela dissolução de chumbo em ácido acético. Sua fórmula molecular é (CH3COO)2Pb.
-Semipermanente- Penetra parcialmente nas fibras dos cabelos. Essas tinturas são aplicadas em quantidades reduzidas junto com o peróxido de hidrogênio (H2O2). No interior da fibra, o pigmento sofre oxidação com o oxigênio do ar, em meio alcalino produzindo a cor.
   Peróxido de hidrogênio
O composto peróxido de hidrogênio é conhecido popularmente como água oxigenada. As concentrações das soluções de peróxido são determinadas em função do volume O2 liberado por unidade de volume da solução.
-Permanente- formadas por moléculas pequenas com grandes facilidades de penetrar na fibra do cabelo. No interior da fibra, ao sofrerem a oxidação com água oxigenada, ocorre a união dessas pequenas moléculas.

Fontes:
http://www.brasilescola.com/quimica/peroxido-de-hidrogenio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário