Bolsista: Leidiane R
Rosa
Você já deve ter ouvido falar em calibrar os
pneus, mas sabe por que fazer isso? Sabe por que tem que ser feito pela manhã?
É devido à pressão dos gases que há nos
pneus.
Mas quem sabe explicar direito por que isso
acontece é Charles.
Jacques Alexandre César Charles nasceu em
Beaugency em 1746, físico, químico, estudou matemática e ciências, foi
funcionário público. Foi o inventor pioneiro do uso do gás
hidrogênio para encher
balões aerostáticos, utilizava-se apenas ar quente.
Impressionou-se com os experimentos
científicos de Benjamin Franklin durante sua passagem por Pais, e passou a se
dedicar à física e logo começou a publicar sobre o assunto (1781). Junto com
seu irmão o físico e aeronauta francês Nicolas Robert (1758-1820); foi o
primeiro a usar hidrogênio e subir em balões enchidos com esse gás (1783).
Também desenvolveu experimentos com eletricidade, tornou-se presidente do setor
experimental da Académie (1816) Entrou para a Académie des sciences (1785) e
foi professor de física experimental do Conservatoire
des Arts et Métiers. E morreu em Paris em 1823.
Umas das leis mais importantes sobre a
expansão térmica dos gases foi formulada por Charles em 1787, uma lei física
que afirma que um volume de gás a uma pressão constante varia diretamente com a
temperatura absoluta. Ele descobriu que todas as substâncias em estado gasoso
obedecem a um mesmo principio: cada vez que sua temperatura é aumentada em 1 °C, todas sofrem
um aumento de volume equivalente a 1/273 de seu volume a 0°C. Isso o levou a
concluir que, à temperatura de -273°C, o volume de qualquer gás se anularia.
Porém não publicou sua
teoria que anos mais tarde foi conhecida através Gay-Lussac (1778-1850). A lei
física é conhecida como lei de Gay-Lussac e por lei de Charles, e afirma que o
volume de um gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta, quando a
pressão é mantida constante.
Podemos concluir com esta lei que, se
aumentarmos a temperatura, a pressão dentro do recipiente que contém o gás vai
aumentar e vice-versa; isso ocorre devido às colisões das partículas do gás com
as paredes do recipiente. O aumento da energia cinética das partículas
aumentará a pressão.
Devido a este comportamento dos gases, que é necessário fazer a
calibragem dos pneus de carros, motos, caminhões. Com o aumento da sua
temperatura, a pressão dentro dos pneus também aumenta. Por isso que é
necessário fazer a calibragem dos pneus constantemente para regular os níveis
da pressão provocada pelos gases.
Isso deve ser feito pela manhã porque os
pneus estão frios, e as partículas dos gases estão mais estáveis. Se o pneu está aquecido, as
partículas estão agitadas, com mais pressão, e a oscilação é grande, isso faz
com que a calibragem pareça uma coisa e seja outra, podendo causar danos ao
veiculo e a vida dos passageiros.
Referencias
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