quarta-feira, 25 de abril de 2012

Àcido fosfórico

                                                                                               Bolsista: Ana Lúcia Miranda

          Também conhecido como ácido ortofosfórico é um composto químico com fórmula molecular H3PO4, é considerado o ácido mais fraco, dentre os minerais, dos ácidos derivados do fósforo é o mais importante. A maioria dos químicos refere-se ao ácido ortofosfórico somente como ácido fosfórico, no qual é o nome dado pela IUPAC para o composto, é utilizado o prefixo orto para distinguir dos outros ácidos fosfóricos que são chamados de polifosfóricos.    


             O ácido fosfórico anidro puro, é um solido branco em temperaturas e pressão ambiente que pode fundir a 42.35Cº assim formando um líquido incolor e viscoso, tem ponto de ebulição 158ºC, por ser bastante solúvel em água e etanol, está molécula é muito polar.
          O ácido H3PO4 pode ser produzido industrialmente por duas maneiras: via úmida, via seca.
        A responsável pela maior parte da produção industrial desse ácido é a via úmida, são utilizadas neste processo rochas sedimentares que contenham fosfatos de cálcio, portadoras do mineral apatita (Ca4(PO4)3(X2), sendo que X pode ser F, OH ou Cl, que irão reagir com ácido sulfúrico (H2SO4), neste processo os subprodutos serão CaSO4(gesso, anidrita) e o H2SiF6(ácido fluorossilícico).

    Esquema na produção do ácido fosfórico com reação do H2SO4.
         A obtenção do ácido pela via úmida pode ser purificada pela remoção do flúor e produzir ácido fosfórico para fins veterinário.
            A via seca consiste na queima de fósforo branco ao ar, formando P4O10 pela quebra de sua molécula por água (hidrolise) a produção desse ácido pela via seca abrange o grau farmacêutico. O ácido fosfórico de alta pureza é adquirido por queimar-se fósforo elementar para produzir pentóxido de fósforo (P2O5) e dissolvendo-se o produto em ácido fosfórico diluído, devido à extrema exotermicidade da reação. Este processo ira resultar em um ácido fosfórico muito puro, mas as impurezas principais que estão presentes nas rochas terão que ser removidas. O produto obtido no final desse processo será um ácido de grau alimentício.
                                        
Etapa para o processo por via seca:

            A rocha fosfática é moída mistura areia e coque sintetizados e introduzem em um forno elétrico, está mistura é aquecida e reduz à temperatura que é muito elevada, a escoria e o ferro fosforoso são separados, o vapor de fósforo e o Co são extraídos e o fósforo é condensado. Dai o fósforo é transportado em carros tanques até os consumidores, onde será fundido e nebulizado em torre de oxidação em ácido inoxidável, será oxidado a P2O5 e resfriado, hidratado em hidratador em aço inoxidável com água ou H3PO4 diluído, o H3PO4 é filtrado e purificado.

            Suas principais aplicações são nas indústrias: de fertilizantes, produção de sal mineral para alimentação animal, de bebidas e farmacêuticas, em usinas de chocolates, formulação de detergentes e varias outras finalidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário