sexta-feira, 27 de abril de 2012

“ORÉGANO X CÂNCER DE PRÓSTATA”


Bolsista: Alessandro R. Barbosa

            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre pesquisa norte-americana que diz que o orégano pode ser uma nova arma contra o câncer de próstata.




NOTÍCIA:

            Uma pesquisa norte-americana apresentada nesta terça-feira (24) mostra que o orégano pode ser usado para tratar o câncer de próstata. A propriedade vem de uma substância presente na folha chamada "carvacrol".
            A equipe liderada por Supriya Bavadekar, da Universidade de Long Island, nos EUA, descobriu que o carvacrol interage com o tumor na próstata. A substância leva ao “suicídio” das células cancerosas – o suicídio em questão é um processo conhecido como "apoptose", a morte programada da célula.
           


Pesquisas anteriores indicavam que comer pizza podia reduzir o risco de câncer. Os cientistas sempre pensaram que isso estivesse ligado a uma substância presente no tomate, mas agora acreditam que o orégano também pode ter uma participação no processo.
            “Se o estudo continuar obtendo resultados positivos, este tempero pode representar uma terapia muito promissora para pacientes com câncer de próstata”, afirmou Bavadekar em material de divulgação do congresso “Biologia Experimental 2012”, onde a pesquisa foi apresentada.
            Hoje, a comunidade científica reconhece que o orégano tem propriedades antibacteriais e anti-inflamatórias. Se a atual pesquisa – em fase preliminar – confirmar os efeitos contra o câncer, a folha passará a ser uma aliada importante dos médicos, já que não tem efeitos colaterais graves.
Bem meus caros amigos e seguidores do quipibid, dando continuidade aos nossos estudos químicos, vamos hoje falar sobre o carvacrol e os seus benefícios à saúde, vamos lá?
            A nomenclatura oficial do carvacrol, segundo a IUPAC, é 2-metil-5-(1-metiletil)-fenol, apresenta fórmula molecular C10H14O e peso de 150,22 g/mol. É um monoterpenóide fenol naturalmente encontrado nos óleos essenciais do orégano, além da segurelha, do tomilho e outros.
Apresenta-se em forma líquida de coloração amarelo claro, cuja densidade é de 0,975 g/ml (20°C). O carvacrol possui característica pungente e odor aromático, semelhante ao orégano, bem como, pouca solubilidade em água. Seu ponto de fusão é de 2°C e seu ponto de ebulição é de 234 – 236°C. O carvacrol é um isômero de posição do timol, que também é encontrado no óleo essencial do orégano.
Seu uso na medicina se dá pelo fato de este se apresentar propriedades bactericidas, antifúngicas, antiinflamatórias e antioxidantes. O carvacrol é um poderoso agente antimicrobiano, devido sua eficácia em eliminar diversos tipos de fungos e bactérias, mesmo em baixíssimas concentrações (0,07%). Neste caso, ele é especialmente eficaz contra as bactérias Escherichia coli, responsáveis pelas infecções no trato gastrointestinal e urinário e, também contra as Bacillus cereus, associadas a doenças de origem alimentar. Já seu potencial antiinflamatório está relacionado com a enzima COX-2 (Ciclooxigenase-2), que atua neste processo.
            Espero que tenham gostado e aguardo comentários para enriquecer nossos estudos que envolvem a Química e Atualidades.

Fontes:
http://g1.globo.com/bemestar/saude-do-homem/noticia/2012/04/oregano-pode-ser-nova-arma-contra-o-cancer-de-prostata-dizem-medicos.html

http://www.uece.br/cmacf/index.php/arquivos/doc_view/63-estudo-farmacologico-do-timol-e-carvacrol-sobre-a-contratilidade-da-aorta-isolada-de-rato?tmpl=component&format=raw







Nenhum comentário:

Postar um comentário