segunda-feira, 2 de abril de 2012

Nióbio (Nb)


Bolsista: Leonice Paraguai
           Olha pessoal! Estou de volta novamente para falar um pouquinho de outro “Elemento Químico”. Hoje vou falar do elemento Nióbio (Nb), é um elemento pouco conhecido, que muitas pessoas nunca ouviram falar desse elemento químico. É um metal de transição localizado na família 5-B da tabela periódica, é branco prateado, ou cinza azulado por motivo de reações químicas com gases presentes no ar. Duro e resistente ao calor e a oxidação é utilizado em diversas ligas metálicas.

Em estado puro, é maleável e dúctil, de cor branca brilhante, parece-se com o aço e, quando polido com a platina. Embora tenha ótima resistência à corrosão, é suscetível à oxidação acima de 400º C. São usados em ligas, imãs supercondutores e, em pequenas quantidades, em aços inoxidáveis para evitar corrosão intergranular.
Foi descoberto em 1801 por Hatchet, após a análise de um minério chamado tantalita, niobita ou colubita (Fe,Mn) (Nb,Ta)2O6 em razão do nome  colombita chamou o metal do colômbio com o símbolo (Cb). Porém descoberta por Henrich Rose, de forma independente em 1846, que o nomeou de Nióbio em homenagem a deusa grega Níobe filha do deus Tântalo, que segundo o mito foi transformada em uma rocha por Zeus. Só foi isolado e caracterizado em 1864 por Blomstrand por redução do cloreto pelo calor em atmosfera de hidrogênio.
Quimicamente o Nióbio é reativo formando complexos, haletos, óxidos e hidretos, porém é necessário que este seja levado ao aquecimento em função de sua resistência aos agentes oxidantes e redutores. É necessário, entretanto, ressaltar que alguns dos compostos de Nióbio são altamente tóxicos, e sua manipulação exige certo cuidado. Seus estados de oxidação mais comuns são 2,3 e 5. Quando submetido à temperatura de 200º C o metal oxida-se rapidamente, porém em contato com o ar forma finas camadas de óxidos, nas cores verde, azul e amarelo dependendo da espessura da camada formada.
As propriedades químicas do Nióbio assemelham-se demasiadamente as do Tântalo, fazendo parte dos cinco elementos refratários principais W, Ta, Mo e Re. Este metal é obtido industrialmente por redução do óxido de nióbio, com Carbono e Hidrogênio.

                                                         Quase 100% do Nióbio comercializado no mundo e brasileiro. Mas não ditamos o preço, nem nosso país se beneficia do mineral como deveria. Estima-se que percamos em cem bilhões de dólares por ano com o descaminho ou comercialização subfaturada do metal, muitas vezes exportado, sem que as estatísticas registrem, em meio a toneladas de minério de ferro bruto.
Nosso nióbio é essencial para a humanidade, que dele depende. O Nióbio tem elasticidade e flexibilidade que o tornam moldável. É um agente anti-corrosivo. Resiste aos ácidos mais agressivos. É essencial na indústria nuclear. Na indústria aeronáutica, é empregado na produção de motores de aviões a jato, e equipamentos de foguetes. Na indústria do petróleo, serve para compor ligas de aços destinadas ao fabrico de tubos para condução de líquidos, desde água até petróleo. Também serve para fabricar cerâmicas, eletrônicos, em lentes para câmeras, joias e até artigos de beleza.

Por hoje é só pessoal!Uma ótima semana para todos e até a próxima semana com mais um “Elemento Químico”.


Referência





Nenhum comentário:

Postar um comentário