sábado, 21 de abril de 2012

Tântalo (Ta)


Bolsista: Leonice Paraguai
 Olha pessoal! Estou de volta novamente para fala um pouquinho mais de outro “Elemento Químico”. Hoje vou falar do elemento Tântalo (Ta), um elemento pouco conhecido, mas um elemento importante em diversos aspectos como foi muito citado na matéria do Nióbio (Nb) da semana passada, então vou falar da sua importância para o homem e o meio ambiente. O Tântalo (Ta) foi descoberto em 1902 pelo químico sueco Anders Gustaf Ekeberg em minerais finlandeses e suecos.
É um metal cinzento, muito duro e pesado, está entre os cincos elemento de mais alto ponto de ebulição. Apenas o Tungstênio e o Rênio têm ponto de fusão mais alto que o do Tântalo (Ta). É encontrado quase sempre misturado com o Nióbio (Nb) e seu minério principal, a tantalita (FeTa2O6), à qual muito se assemelha quimicamente.
É utilizado em circuitos elétricos miniaturizados, em filamentos de lâmpadas e na cirurgia de ossos e nervos, também é usado principalmente em capacitores eletrolíticos e em equipamentos resistentes à corrosão, como os instrumentos cirúrgicos. Os capacitores de Tântalo ( Ta) têm capacitância por unidade de volume, propriedade responsável por sua extensiva  utilização em circuitos elétricos miniaturizados. Devido ao seu alto ponto de fusão, o óxido de tântalo é muito usado na fabricação de lentes. O Tântalo é empregado ainda em reatores nucleares, em partes de mísseis, motores de aviões a jato e filamentos de lâmpadas.
O elemento puro é obtido mediante o aquecimento do fluoreto de tântalo e de potássio com o potássio metálico e pela extração do fluoreto de potássio formando com água no decorrer do processo. Apresenta dois isótopos estáveis de número de massa 181. Os maiores depósitos de Tântalo (Ta) estão localizados em Portugal, Canadá, Moçambique, Zaire e Brasil.
O Tântalo está, mas perto do que imagina, ele está nos capacitores do seu computador, e na bateria do seu celular, e ainda é usado em superligas para produzir peças de motores a jato, mísseis e reatores nucleares.   E esse material vem de uma cidadezinha do Amazonas, onde a tecnologia ainda está chegando. A cidade de Pitinga (AM), responsável por 40% da produção nacional de tântalo.   Lá, a internet via rádio custa R$130 por mês – mas a velocidade em alguns lugares é ruim, então ainda é preciso contar com LAN houses.   E, ironicamente, não há sinal de celular na cidadezinha que contribui para a fabricação de celulares do mundo todo. Mesmo assim, há quem tenha até quatro celulares: Daydson Mendes Coelho explica que usa os aparelhos, um para cada operadora, quando viaja para Manaus; Robert Mendonça, por sua vez, usa o celular que tem para escutar música. 
   Na cidade de 3.000 habitantes, 1.200 pessoas trabalham na mina de tântalo.   O Brasil é responsável por 14% da sua produção mundial, e no país estão 61% de todas as reservas do minério no mundo.   A mina pertence à empresa peruana Mineração Taboca desde 2009, e produz a liga de tântalo-nióbio. É comercializada para uma empresa no Brasil e para vários países no exterior, especialmente a China. 

Por hoje é só pessoal! Espero que tenha gostado, até a próxima semana, tudo de bom para todos.

Referência:
http://www.tabela.oxigenio.com/metais_de_transicao/elemento_quimico_tantalo.htm
http://albertocohenfilho.blogspot.com.br/2011/05/o-elemento-quimico-tantalo-vem-do.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário