quarta-feira, 3 de setembro de 2014

VITAMINAS: Vitamina C (Ácido ascórbico)

Jeisa Schaefer e Tatiane Santos
Olá seguidores do blog, hoje falaremos sobre a vitamina C.
Essa substância possui uma grande importância na vida das pessoas, pois possui propriedades antioxidantes e é eficaz no combate à ação danosa de radicais livres. Por pertencer a um grupo de substâncias hidrossolúveis, a vitamina C não se armazena no corpo humano sendo necessário, portanto, seu consumo diário. A falta desta vitamina no organismo pode causar uma doença conhecida como escorbuto.




A figura 1 mostra a estrutura do ácido ascórbico e indica uma a-cetolacetona com anel planar de cinco membros e dois centros quirais podendo fornecer quatro estereoisômeros.
O nome químicoácido ascórbico representa duas propriedades da substância, uma química e a outra biológica (proteção contra o escorbuto).Já o termo vitamina C é utilizado como descrição genérica para todos os compostos que exibem atividade biológica qualitativa do ácido ascórbico (FIORUCCI et al, 2003).
A Vitamina C apresenta estabilidade em sua forma seca com coloração branca,pode ser oxidada em solução aquosa com facilidade (processo com perda de elétrons), onde a primeira etapa da oxidação, realizada na presença de oxigênio e um catalisador, produz o ácido desidroascórbico, sujeito a sofrer o processo de reversão da oxidação, de acordo com a figura 2.


 Como podemos observar no processo de oxidação, o ácido L-ascórbico perde átomos de hidrogênio formando o ácido desidoascórbico ou simplesmente, D-ascórbico. Existem estudos que indicam uma atividade antiescorbútica maior no ácido L-ascórbico em comparação com o D-ascórbico.
Para determinar a quantidade de vitamina C presente em substâncias com baixa concentração, como frutas e vegetais, pode-se usar a titulação com sal sódico 2,6-diclorofenol indofenol por uma solução ácida de vitamina C. A redução do corante propicia a visualização do ponto final, indicando o teor de vitamina C na amostra. Outra técnica é a espectrofotometria através da redução dos íons cúpricos.


Referências:

Análises Físico-Químicas de vitaminas. PORTAL EDUCAÇÃO -
http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/40958/analises-fisico-quimicas-de-vitaminas#ixzz3CC43VTgJ. Acesso em: 02/9/2014.

FIORUCCI, A. R., SOARES, M. H. F. B., CAVALHEIRO, E. T. G. A importância da Vitamina C na sociedade através dos tempos. Química Nova na Escola, n.17, p. 3-7, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário