quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Cu(Cobre)

Bolsista: Edlane Lucia

Olá amigos do QuiPIBID! Estou de volta para falar sobre o Elemento Químico Cobre (Cu).


O cobre é um dos elementos mais antigos que se conhece.Acredita-se que este minério tenha mais de 7 mil anos e que tenha sido mencionado nas escrituras bíblicas do antigo testamento, onde o Tubalcaim, filho de Lameque e Zila é chamado de mestre de toda obra do cobre e do ferro (Gn 4:22).Descoberto ainda pelos antigos povos da idade da pedra, esse metal possibilitou o avanço dessa era para a idade do bronze, onde passou a ser muito utilizado. Como a maioria dos elementos expostos na tabela é de origem latina, o cobre por sua vez é chamado de cuprum, derivado do termo cyprium que representa a ilha de Chipre, cidade da qual foi considerada a principal fonte desse minério.



A importância desse metal para o ser humano é fundamental, uma pessoa adulta tem cerca de 100 mg de cobre em seu organismo, sendo necessário sua reposição de aproximadamente 4 a 5 mg diariamente. Porém, é preciso cautela quanto ao excesso de cobre no organismo, pois em alta quantidade ele se torna tóxico. Suas funções biológicas estão relacionadas às proteínas do organismo, como enzimas.É também auxiliador no controle das paredes da aorta; atua sobre as funções do cérebro e influencia a pigmentação da pele. Em alguns animais invertebrados, tais como caracol, caramujo, lagosta e outros, o cobre é encontrado na proteína da hemocianina como transportador de oxigênio.
Pertencente ao grupo I-B da tabela periódica, o cobre possui número atômico 29 e massa molar 63,546 g mol-1.Seu estado de oxidação mais importante e estável é o (+II), porém, é comum encontrar no (+I) e raramente no (+III). O cobre, no estado de oxidação +2, não diferente dos outros metais de transição em relação ao fato de ser colorido e reagir com doadores de elétrons para formar complexos. Os compostos mais conhecidos do cobre (I) são o Cu2O e o Cu2S, sendo estes feitos pela combinação direta em altas temperaturas no qual reage com o oxigênio. A solubilidade do Cu2+em solução aquosa favorece a formação de muitos complexos tais como: [Cu(H2O)5NH3] 2+  e [Cu(H2O)4(NH3)2] 2+.
O cobre, como característico de um metal, é encontrado no estado sólido, é ótimo condutor de eletricidade e calor, é bastante maleável, possui ponto de fusão igual a 1038°C e ponto de ebulição de 2927°C. É encontrado na natureza na forma de calcopirita CuFeS2, também na calcocita e malaquita, porém o principal é a calcopirita.
Sua maleabilidade garante forte aplicação na indústria, como nas fabricações de fios elétricos, produção de panelas de cobre (figura 2) e principalmente nas ligas metálicas,somando mais de mil tipos.


Então amigos do QuiPibid, deu para conhecer um pouquinho do elemento químico  cobre? Pois, estaremos de volta logo mais com outro elemento tão importante quanto este.
Referências:

INFOESCOLA. Elemento Químico. Disponível em:http//www.infoescola.com/elemento químico/cobre- Acessado em 17/08/2014.
ALUNOSONLINE. Elemento Químico/cobre. Disponível em:www.alunosonline.com.br/quimica/cobre. Acessado em 21/08/2014.
RODRIGUES. M. A.; SILVA. P. P.; GUERRA. W. Elemento Químico:Química Nova na Escola, São Paulo, Vol.34, N° 3, Pág 161-162, Ago. 2012.
MAHAN, B. M.; MYERS, R. J. Química - um curso universitário. 4ª ed. São Paulo: Editora. Edgard Blucher, 1995.
LEE, J.D.Química Inorgânica não tão concisa. Tradução da 5ª ed. Inglesa: Henrique E. Toma, KoitiAraki, Reginaldo C.Rocha. São Paulo: Edgard Blucher, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário