quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Seikon No Qwaser

Ricardo Paraguai

Olá leitores, estou aqui novamente para trazer a vocês uma nova matéria, dessa vez não falaremos de um filme, mas sim de um anime.Anteriormente mencionei o anime Fullmetal Alchemist, hoje trago a vocês um anime não tão conhecido, mas que mesmo assim, não perde sua importância, falaremos de Seikon No Qwaser (figura 1).



Na academia São Mikhailov, OribeMafuyu encontra um garoto com cabelos prateados, chamado Alexander. Ele é um Qwaser, um ser que pode manipular ferro e tirar sua energia do Soma. Um mistério cercando Icon transforma a academia num palco de conflitos entre os vários Qwaser diferentes, cada um manipulando um determinado elemento químico, utilizando suas propriedades para vencer seu oponente.
Nesse anime, uma coisa que me chamou a atenção é o fato de os personagens explicarem, no momento de suas lutas, o porquê daquilo estar acontecendo. Por exemplo, existe uma cena em que a Qwaser do oxigênio ataca o Qwaser do Ferro, e a arma dele simplesmente se esfarela, nesse momento durante toda a luta, ela explica sobre a oxidação do ferro.
Falaremos hoje do elemento utilizado pelo protagonista, o ferro (Fe). O ferro é um elemento químico de número atômico 26, massa molar de 55,845 g/mol, ponto de fusão de 1535ºC e ponto de ebulição de 2862 ºC.
Sendo o ferro um metal de extrema importância em nossa sociedade, por compor uma enorme diversidade de objetos que usamos, pode estar na sua forma pura ou formando a liga metálica chamada aço ( formada aproximadamente de 98% de ferro e 0,5%  a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio).
O ferro já é usado desde os tempos mais remotos, cerca de 4000 a 3500 a.C. Nessa época, o ferro era obtido a partir de meteoritos e era considerado extremamente raro.
 Apesar de ser um elemento considerado comum, é atualmente o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, não podendo ser encontrado isolado na natureza, mas somente em minérios: Hematita (Fe2O3 – figura 2), magnetita (Fe3O4), siderita (FeCO3), limonita (Fe2O3.H2O) e pirita (FeS2).

O ferro é obtido a partir da metalurgia, especificamente a siderurgia, um ramo da metalurgia que cuida somente da obtenção deste metal e do aço. Essa obtenção se dá a partir da técnica do alto forno
Como mostra a figura a baixo, tanto o minério quanto o carvão (coque) são introduzidos no alto-forno pela parte superior. Então, a combustão de carvão produz energia térmica necessária para a produção do monóxido de carbono (CO). Este por sua vez acaba reagindo com o minério.
O íon ferro (Fe+2) é muito importante para a manutenção da nossa saúde. Afinal, é esse íon que mantêm as hemoglobinas de nosso sangue funcionando e possibilita que consigam extrair oxigênio do ar quando o sangue passa pelos pulmões, para assim distribuí-lo por todo o nosso corpo. Logo, o perfeito funcionamento do cérebro também depende do íon ferro.
Bem pessoal, por hoje é só, espero que vocês tenham aproveitado até o fim mais uma matéria feita com muito carinho para vocês leitores, estudantes, professores, que frequentam nosso blog.Deixo aqui meu obrigado a todos, nos vemos em uma próxima matéria.


Referência
Disponível em: <www.brasilescola.com/quimica/ferro.htm>. Acesso em 19/08/2014 às 19 horas e 55 minutos.
Disponível em: <educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/ferro-ocorrencia-obtencao-industrial-propriedades-e-utilizacao.htm>. Acesso em 19/08/2014 às 20 horas e 18 minutos.
Disponível em: <portal.animazone.com.br/2011/01/seikon-no-qwaser-episodios.html>. Acesso em 19/08/2014 às 19 horas e 40 minutos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário