Bolsista: Jeisa Tainara Schaefer Salgado |
No filme
"Um dia depois do amanhã" o climatologista Jack Hall (Dennis Quaid) vivencia
o momento do rompimento de um pedaço de gelo das calotas glaciais da Antártida.
Desde então o climatologista tenta alertar chefes de Estado sobre osdesastres
ambientaisque ainda estão por vir. Mas
somente o Professor TenyRapson (Ian Holm), acredita nascatástrofes
climáticasprevistas por Jack e confirma seus maiores medos. Para eles mudanças climáticas
são sintomas de uma mudança global maciçaonde o derretimento das calotas
polares adiciona uma enorme quantidade de água doce nos oceanos e rompe o
equilíbrio das correntes que estabilizam nossos sistema climáticos. (Mega
Filmes, 2015)
Figura 1: Capa do
filme um dia depois de amanha
Fonte:Mega Filmes
Em
pouco tempo alguns acontecimentos
previstos por Jack tomam conta do mundo e colocam em pânico a população, como
ele não imaginava que fosse ocorrer tão cedo e de forma tão brusca. Quando finalmente Jack é ouvido pelos governantes
tem um problema pessoal a resolver, seu filho de 17 anos Sam (JakeGyllenhaal)
se encontra preso na cidade de New York onde ele e seus amigos estão em uma
competição escolar. Ele agora tem de enfrentar as fortes inundações e a queda dramática das temperaturas em Manhattan, para tentarencontrar
seu filho vivo. (Mega Filmes, 2015)
Durante todo o filme fala-se muito em aquecimento global,
efeito estufa e emissão de gases. Hoje vamos
conhecer a química por trás desses fenômenos.
Os gases da atmosfera
permitem que a radiação solar seja absorvida pela Terra em forma de radiação infravermelha
térmica, processo esse chamado de efeito estufa.Sem esse efeito a temperatura
média do planeta chegaria a 15°C abaixo de zero, portanto, sem ele não
existiria condições de vida. O efeito
estufa natural é formado por 85% de vapor de água, 12% de partículas de água e
3% de outros gases como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4),
óxido nitroso (N2O), clorofluorcarbonetos (CFCs),
hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs) e hexafluoreto de enxofre (SF6).(SCARLATO; PONTIN,1992)
Quando
o ser humano causa o aumento do teor desses gases na atmosfera o efeito estufa
natural é consequentemente alterado, se refletindo em um aquecimento global do
planeta, onde a retenção de calor na atmosfera aumenta sua temperatura. Como
mostra a figura 2 a emissão de gases das industrias, carros, queimadas entre
outros, são osresponsáveis pela formação da camadaque impede que o calor se distribuapor
completo, causando um superaquecimento de determinadas regiões dando a sensação
de estar vivendo em uma estufa. (Silva et. al, 2009)
Figura 2: Esquema do efeito estufa causado pelo
homem.
Fonte:Google imagens
A
matéria prima da qual esses gases provém passa por transformações físicas e
químicas que alteram sua constituição.
A formação desses gases, porém, depende de alguns fatores como pressão e temperatura, sendo que, quando
a temperatura aumenta as partículas tendem a passar para o estado gasoso, e na
maioria das vezes o inverso favorece o estado sólido. Isso explica o fato do ar
ser tão quente em algumas regiões que sofrem com a baixa umidade, pois o pico
constante de alta nas temperaturas faz com que as partículas gasosas não passem
para o estado líquido, não condensando, os gases continuam na atmosfera
absorvendo radiação aquecendo cada vez mais o ambiente. (PAULA, 2005).
Figura 3:
Transformação de estado da matéria.
Fonte:
Educação
globo
Na figura 3 está a representação das
transformações que ocorrem com a matéria quando há aumento e redução da
temperatura. Note que o processo é endotérmico no sentido do sólido para o
gasoso e exotérmico no sentido inverso.
Espero que meu
texto tenha lhe sido útil. Até a próxima matéria!
REFERÊNCIAS
Mega
Filmes. O Dia Depois De Amanha. Disponível
em:<http://megafilmeshd.net/o-dia-depois-de-amanha/>. Acesso em: 20 de Agosto
de 2015
PAULA, C,
S. Constituição e
transformações físicas da matéria. 2005. Disponível em:<http://educacao.globo.com/quimica/assunto/materiais-e-suas-propriedades/constituicao-e-transformacoes-fisicas-da-materia.html>.
Acesso em: 1 de Setembro de 2015
SCARLATO, F. C; PONTIN, J. A. Do nicho ao lixo: ambiente,
sociedade e educação. Atual Editor, 1992.
SILVA,
N. C.; LOBATO, C. A.; LAGO, M. R.; CARDEAL, L. Z.; QUADROS, L. A. Ensinando a
Química do Efeito estufa no Ensino Médio: Possibilidades e Limites. Química Nova na Escola, Nº 4, p.
268-274, novembro, 2009
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