Bolsista: Karla Nara Da Costa Abrantes
Olá pessoal, o jogo dessa semana é um
dominó (ilustrado na Figura 1). O principal objetivo desse jogo é abordagem do
conteúdo polímeros, visando inserir a questão da reciclagem. O tema escolhido foi
o plástico uma vez, que estar presente no cotidiano do aluno. Além disso,
questionar a problemática do lixo na sociedade, buscando alternativas para
minimizar esses impactos.
Figura 1: Peças
do Dominó dos Plásticos
Fonte: http://docslide.com.br/documents/jogo-didatico-polimeros.html
CRIAÇÃO
DO JOGO
A elaboração desse
jogo foi baseada nas regras do jogo dominó tradicional, porém utilizando a
simbologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), utilizadas para classificação
e separação de materiais plásticos num processo de reciclagem.
O dominó
possui 28 peças havendo o mesmo número de peças do original, sendo elas
desenvolvidas com códigos que variam de 1 a 7 como demostra na Figura 2, e cada número
representa uma determinada classificação, como por exemplo, no número 1, ele
engloba plásticos produzidos por politereftalato de etileno. E outras peças com
vários tipos de plásticos. Esse jogo proporciona ao aluno a aprendizagem da
composição dos plásticos, como realiza a separação das matérias para a
reciclagem, e entre outros.
Figura 2: Simbologia
Obs.:
Este
jogo foi proposto por BARROS.
SUGESTÃO
DE APLICAÇÃO
O Dominó dos Plásticos é um jogo que
deve ser aplicado dentro de sala de aula para dinamizar o processo de
aprendizagem no conteúdo de polímeros. Esse jogo pode ser aplicado na 3° etapa
do ensino médio, visando um método de avaliação ou de aprendizagem. O jogo
desperta o interesse do aluno em aprender, além disso, a interação do trabalho
em grupo.
TEORIA
ENVOLVIDA NO JOGO
Segundo USBERCO, algumas moléculas
chamadas de monômeros podem ligar entre si originando macromoléculas intitulada
de polímeros (do grego poli = muitos
+ meros = partes), isso acontece por
meio de uma reação de polimerização. Vários polímeros podem ser encontrados na
natureza como, por exemplo, a celulose e o látex. Além disso, podem ser criados
os polímeros sintéticos fazendo uma copia dos polímeros naturais.
Os polímeros sintéticos são divididos em
algumas classes sendo elas: polímeros por adição, copolímeros e polímeros de
condensação. Os polímeros por adição são
obtidos pela soma de pequenas moléculas (monômero), que devem ser iguais entre
si, mas na sua estrutura deve haver no mínimo uma ligação dupla, no qual com a
polimerização haverá ruptura dessa ligação, formando compostos com ligações
simples. Já os polímeros copolímeros são obtidos a partir de monômeros
diferentes. O polímero de condensação e obtido a partir de dois monômeros
diferentes, porém, no final da reação ele elimina uma substância simples,
geralmente a água.
REFERÊNCIAS
BARROS, P. Michele. SILVA, C. Silveira.
Souza, A.C. Souza. DANTAS, D. Jerônimo. Utilização de Jogos Didáticos no Ensino de
Química: Dominó dos Plásticos. Disponível em: http://docslide.com.br/documents/jogo-didatico-polimeros.html>
Acessado em 01 de novembro de 2015.
USBERCO, João. Química- volume único. 5° ed. São Paulo: Saraiva, 2002. p 119 a
125.
FELTRE, Ricardo. Química. 6° ed. São Paulo: Moderna, 2004. p 379 a 384.
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