Bolsista: Valdirene Duarte
Olá
galera!
Sabemos a importância do
aprendizado através dos jogos. Com os jogos é possível propor aos alunos, uma
aula dinâmica, para que através de seus desempenhos nos jogos, se dediquem ao
máximo a reter o aprendizado dos diferentes conteúdos de química, pois são
desafiados a dar o melhor de si nas competições. Hoje trago para vocês o jogo
ludo químico, para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos. (ZANON et al;2008)
Figura 1: Ludo Químico
Fonte: http://www.cienciasecognicao.org.
Composição
do jogo:
1
Tabuleiro (dimensões 50cm /50cm)
4
Peões de cores distintas
1
Dado enumerado de um a seis
100
Cartas de perguntas
20
Cartas de desafios
20
Cartas coringas.
Caderno,
lápis e caneta para anotações ou utilizar o quadro para anotações.
Figura 2:
Cartas de compostos orgânicos
Fonte: http://www.cienciasecognicao.org.
Como
jogar:
O jogo se inicia escolhendo
uma pessoa de cada grupo para lançar o dado. O grupo que sair com número maior,
terá a primeira posição, seguido pelos demais. As casas amarelas do jogo da
passagem livre, ou seja, não serão feitas perguntas aos participantes. As casas
cinzas representam desafios aos jogadores. O jogador que estiver sobre uma casa
escura será questionado, pelo adversário que jogara o dado em seguida, retirando
uma carta e sujeitando o grupo anterior uma questão ou desafio, conforme a
carta, tirada do conjunto. As respostas podem ser dadas por nome, ou pela
estrutura dos compostos. Isso será decidido pelo grupo adversário, que poderá
desenhar a estrutura e nesse caso, a resposta será a nomenclatura do composto, podendo
também dizer o nome do composto, e a resposta será a estrutura. Se por acaso um
grupo cair na mesma casa do oponente, (que já está na casa escura) e acertando
a resposta, poderá o segundo transportar o primeiro para o início do jogo.
Ganha a equipe ou jogador que conseguir chegar ao final do tabuleiro.
Além do aprendizado dos alunos com os jogos.
Possibilita ao professor a avaliação de seus alunos, no trabalho coletivo e
também na interação da diversão com o saber, obter melhores resultados.
Referências:
ZANOM,
D.A.V.; GUERREIRO, M.A.S.; OLIVEIRA, R. Jogo didático ludo químico para o
ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e
avaliação. Departamento de didática, UNESP-SP,2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário