Bolsista: Valdirene
Duarte
Olá, galera!
Hoje vamos
falar sobre a importância dos jogos para o ensino de química. Os jogos oferecem
uma metodologia inovadora e atraente, para ensinar de forma descontraída e
interessante o conteúdo. A dinâmica dos jogos e atividades lúdicas na sala de
aula, auxilia tanto o professor quanto o aluno, a conquistar seus objetivos,
evitando que a aula seja exaustiva e monótona (Soares2004).
Figura1: Jogos
Fonte: http://pibidquimicafaec.blogspot.com.br.
As atividades
lúdicas, são práticas benéficas para a aplicação de uma educação que visa o
desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. São
também instrumentos que motivam, atraem e estimulam o processo de construção do
conhecimento, podendo ser definidas, como ação divertida, seja qual for o
contexto linguístico, desconsiderando o objeto envolto na ação. Se há regras,
essa atividade lúdica pode ser considerada um jogo (Soares2004).
Segundo
kishimoto (1994), o jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas
funções: a lúdica e a educativa. Ambas devem estar em equilíbrio, pois se a
função lúdica prevalecer, não passara de um jogo e se a função educativa for
predominante será apenas um material didático. Os jogos se caracterizam por
dois elementos que apresentam: o prazer e o esforço espontâneo, além de
integrarem as várias dimensões do aluno, como afetividade e o trabalho em
grupo. Assim sendo eles devem ser inseridos como impulsores nos trabalhos
escolares.
Os jogos são
indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados
em diferentes momentos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de
aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos
importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos (CUNHA;2004).
A atividade
lúdica tem como objetivo propiciar o meio para que o aluno induza o seu
raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do conhecimento. Promove
a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor o que leva
a memorizar mais facilmente o assunto abordado. Além disso, desenvolve as
habilidades necessárias as práticas educacionais da atualidade. De acordo com MELO,
2005, o lúdico é importante instrumento de trabalho. O mediador, no caso o
professor, deve oferecer possibilidades na construção do conhecimento, respeitando
as diversas excentricidades. Essas atividades oportunizam o diálogo, a
socialização e o desenvolvimento pessoal, social, e cognitivo quando bem
exploradas.
O jogo é uma ferramenta de valor indispensável
no processo de ensino e aprendizagem, então vamos aproveitar ao máximo a
utilização desse método.
Referências:
CUNHA, M.B. Jogos de Química: Desenvolvendo
habilidades e socializando o grupo. Eneq 028-2004.
KISHIMOTO, T.M.O jogo e a educação infantil.
São Paulo: Pioneira, 1994.
MELO, C.M.R. As atividades lúdicas são
fundamentais para subsidiar o processo de construção do
conhecimento.Informacion Filosofica.V.2n°1 2005 p.128-137.
SOARES, M.H.F.B. O
lúdico em química: Jogos e atividades aplicados ao ensino de Química.
Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado,2004)
Nenhum comentário:
Postar um comentário