BOLSISTA: Valdnei Cezar e Valdirene Duarte
Silva
Olá
galera!
Voltamos com mais um jogo
pra vocês! O método lúdico pedagógico tem sido cada vez mais utilizado nas
aulas de químicas, com proposito de fortalecer o contato entre o grupo, desenvolvendo
tanto habilidades no contexto social, quanto no aprendizado.
Segundo Kishimoto (1994),
o jogo é considerado como um tipo de atividade lúdica que possui duas funções:
a lúdica e educativa, devem se apresentar em equilíbrio, se prevalecer a função
lúdica não passara de um jogo, e se a função educativa predominar será apenas
um material didático.
Utilizados como um modelo
de recurso didático educativo os jogos podem ser utilizados em vários momentos
na explanação de conteúdo, revisão e avaliação (CUNHA, 2004). O jogo faz que os
alunos se esforcem, ativando o pensamento e a memória para responder as
perguntas e consequentemente ganhar o jogo.
Figura 1: Tabuleiro da
Trilha de Química
Fonte: MOURA, J, A
(2011). https://editorarealize.com.br.
Confecção do Jogo
Trilha da Química é formada por botões
que devem ficar em poder de cada participante, um dado para indicará quantas
casas os botões devem andar, e Trilha possui vários obstáculos, pelos quais os
participantes devem atravessar. Serão confeccionadas cartas, nas quais terão
pergunta e respostas e cartas desafios, que serão feitas aos participantes nas
determinadas cores da trilha química. Pode ser utilizado os mais variados conteúdo
de química.
Regras
Ao iniciar o jogo, cada
participante deve jogar o dado e quem tirar o maior número, começa a
brincadeira. Então, este participante deverá jogar o dado novamente e andar o
número de casas indicado pelo dado. Os obstáculos pelos quais os alunos devem
passar são perguntas referentes a conteúdos químicos discutidos nas aulas, e
também algumas ordens para animar o jogo, como “volte 5 casas”, “ande 2 casas”,
“mico”. O vencedor é quem ultrapassa os desafios primeiro e chega ao final.
Espero que tenham gostado! Aproveitem o
jogo.
Referência:
CUNHA, M. B. Jogos de Química:
Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a
educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MOURA, J.A.; SILVA,T.P.; SOUZA,C.A.B.;A
utilização do jogo trilha da química como ferramenta lúdica,2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário