Bolsistas: Breno Washington e Marcus
Túlio
Olá caros
leitores!
Hoje vou falar um pouco sobre do automobilismo do
filme Rush: no limite da emoção (2014), falarei sobre a reação química da
combustão que ocorre durante em uma cena do longa-metragem. O filme se baseia
em fatos no ano de 1970 até 1976 da rivalidade entre dois pilotos de
personalidades distintas que se entregam ao máximo nas pistas, durante as
corridas da fórmula três até chegarem com sucesso em seus sonhos para poder
competir a tão clamada a maior competição automobilística do mundo que é a F1.
De um lado temos o austríaco Niki Lauda e do outro
lado o inglês James Hunt, a longa se desenvolve a evolução, competitividade e a
de ambos para conquistar o título mundial. Niki Lauda consegue entrar na
fórmula um por empréstimo do banco entrando na equipe em 1972 como piloto
pagante na Malboro BRM ao lado do primeiro piloto Clay Regazzoni. Após dois
anos de desempenho na sua equipe por conseguir ótimas performances, Lauda em
1974 foi indicado por seu companheiro de equipe para entrar na Escuderia
Ferrari, juntos.
Competindo pela sua nova escuderia Ferrari Lauda
estava brigando por sua liderança com carro melhor, em seguida, ao ser
informado por seu empresário Hunt entra para a escuderia Hesketh Racing,
consequente acaba ficando pra trás de seu rival e lauda se consagra campeão de
74, nas próximas temporadas Hunt entra para Mclaren para obter o mesmo nível de
seu adversário e poder brigar pelo título novamente no Grand Prix.
O longa-metragem chega ao ano de 1976 que é a parte
“chave” do filme no autódromo de Nürburgring, Lauda faz uma reunião para a
coletiva de imprensa da F1 para cancelar a corrida por falta de condições da
pista e a chuva constante no circuito, por ser perigoso não teve o sucesso por
seu pedido, porque a maioria dos pilotos votou contra o cancelamento da corrida
no final de semana.
Niki e James correm no autódromo até que acontece o
acidente de Lauda na curva de Bergwerk, provocando uma combustão no carro e o
piloto preso nas ferragens por um minuto, foi socorrido. A corrida continua
Hunt ganha o grande prêmio de Nürburgring, Lauda sofre graves ferimentos de
queimaduras e pulmão comprometido por inalar por muita fumaça, Niki ficou fora
da F1 por 42 dias e perdeu duas corridas que deixa seu rival ficar próximo de
ganhar o título, com muita determinação em boa condição Lauda consegue retornar
e correr em Monza na Itália conseguindo o quarto lugar, em busca retomar a sua
disputa pelo título mundial contra Hunt. Por fim, na última corrida em Fuji
Speedway Niki abandona a corrida por falta de condições de correr por causa da
chuva forte, que abre uma vantagem para Hunt ser campeão mundial de 1976.
Figura 1: Capa do filme
Agora vou explicar a reação química da combustão e
explicar porque o carro entrou de forma muito rápida em combustão, mas,
primeiramente vou explicar o que é a combustão. Segundo Magalhães (2017) “A combustão é uma reação química exotérmica
entre dois regentes, combustível e comburente, em que ocorre liberação de
energia na forma de calor”. Combustível ele é a oxidação que mantém a combustão
como gasolina, álcool e diesel. Já o comburente ele é uma substância que
intensifica a combustão que na maioria das vezes é o gás oxigênio O2.
Bom, agora explicarei a parte do filme que têm a
química e sua reação, durante a corrida no autódromo de Nürburgring na curva de
Bergwerk Lauda perde o controle do carro escorregando na zebra da pista e
colide no Quard Rail e rapidamente entra em combustão, por que a Ferrari pegou
fogo tão rápido?
Então o que acontece é que durante a colisão o carro
quebra o motor que faz com que ocorra um vazamento de óleo, segundo Ferreira (2017) dependendo do ponto de impacto pode
atingir o radiador de óleo e ocorrer o vazamento do mesmo fazendo lhe
comprometer e afetar o circuito de óleo e fazendo pegar fogo. Aqui nessa reação
podemos ver a presença da química da combustão da gasolina presente nos
automóveis e principalmente das fórmulas um.
Figura 2: Equação da combustão da gasolina
Fonte:<https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/quimica-do-automovel-1-combustao-da-gasolina-e-do-alcool.htm> |
Segundo Roberto (2015) “Gasolina
é uma mistura por vários hidrocarbonetos que tem sua representação C8H18,o
que acontece na sua reação para acontecer à queima do combustível é necessário
uma pressão dos gases para que seja misturada com a quantidade de combustível
ar pelo carburador”. Mas, nem sempre a combustão é completa no motor porque não
libera dióxido de carbono (CO2) e sim monóxido de carbono (CO) o combustível
tem outros elementos químicos que reação de combustão contém enxofre que reage
com o oxigênio ou hidrogênio formando SO2 ou H2S.
Em fim, para gerar uma explosão no carro é necessário ter algum agente
inflamável para conduzir fogo que foi o que aconteceu em 1976 com Niki Lauda.
REFERÊNCIAS
Piloto. Disponível em:
<http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/livio-oricchio/noticia/2016/08/niki->
Acesso em: 25 nov.2018
Quebra.PROJETO MOTOR. Disponível em: <http://projetomotor.com.br/afinal-por-que-um-motor-de-f1-explode-quando-quebra-2/>
Acesso
em:25
nov. 2018
LANA, C. R; Química do automóvel: combustão da gasolina e do
Álcool. UOL. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/quimica-do-automovel-1-combustao-da-gasolina-e-do-alcool.htm>
Acesso em: 26 nov. 2018
MAGALHÃES, L; Combustão:
o que é, tipos, reações e entalpia.TODA MATÉRIA DISPONÍVEL EM: <https://www.todamateria.com.br/combustao/>
Acesso em: 25 nov. 2018
OMELETE. Rush-no limite da emoção
|crítica. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/rush-no-limite-da-emocao-critica>
Acesso em: 25 nov.2018
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