segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Ligações Covalentes


BOLSISTAS: Shirley e Jair

               

Olá! Hoje vamos falar um pouco sobre a ligação covalente, nesse tipo de ligação ocorre um compartilhamento de elétrons. Não há transferência de elétrons, pois estes são compartilhados entre os átomos da ligação. Quando dois átomos diferentes formam uma ligação covalente, o par de elétrons será compartilhado de forma desigual. O resultado é uma ligação covalente polar, mas quando os átomos iguais formam uma ligação covalente, o par de elétrons será compartilhado de forma igual. O resultado é uma ligação covalente apolar (FOGAÇA, 2019).
Figura 1: polaridade das ligações.

A ligação covalente geralmente ocorre entre:

Tabela 1: exemplos de ligações covalentes.

Átomos de elementos
Exemplo
 Não metal+ Não metal
         CO2
 Não metal+ Hidrogênio
         NH3
 Hidrogênio+ Hidrogênio
H2
  Fonte: FONSECA, Martha Reis Marques da, Química: ensino médio / Martha Reis. 2° ed.--São Paulo: Ática, 2016.

                                         Fórmulas químicas


    Fórmula molecular - é a representação que indica quantos átomos de cada elemento há na molécula. Exemplos: H2, O2, H2O, CO2, etc (FOGAÇA, 2019).
    Fórmula eletrônica ou fórmula de Lewis - nessa fórmula aparecem os átomos e os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação de pares eletrônicos (FOGAÇA, 2019).
    Fórmula estrutural ou plana ou fórmula de Couper - nessa fórmula a representação é feita com traços, que indicam cada par de elétrons compartilhado nas ligações (FOGAÇA, 2019).


Tabela 2: exemplos de ligações covalentes representadas pelas fórmulas químicas.
              

Fonte: FONSECA, Martha Reis Marques da, Química: ensino médio / Martha Reis. -- 2° ed. -- São Paulo: Ática, 2016.

                                           Exemplo

 Abaixo temos as fórmulas de Lewis para átomos de cinco elementos químicos.
                      

Podemos afirmar que a única estrutura que não se forma é:
a) HCl
b) Cl2
c) H2O
d) NH3
e) HC4

Resposta: E

A ligação entre os átomos de hidrogênio e carbono formam a seguinte fórmula molecular: CH4. O hidrogênio possui um elétron e precisa receber mais um para ficar estável, por isso cada um de seus átomos só realiza uma ligação covalente. Já o carbono possui quatro elétrons e precisa de mais quatro para ficar estável, fazendo quatro ligações. Assim, é necessário que quatro átomos de hidrogênio se liguem a um de carbono para que todos fiquem estáveis (FOGAÇA, 2019):
                           


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ESTUDO PRÁTICO. Agnes Rafaela. 02 de Agosto de 2016. Disponível em <https://www.estudopratico.com.br/compostos-covalentes-propriedades-e-caracteristicas/&gt>. Acesso em 13 de Maio de 2019
FOGAÇA, J. R. V; Teoria do octeto. Manual da química. Disponível em <https://www.manualdaquimica.com/quimica-geral/teoria-octeto.htm&gt>. Acesso: 13 de maio de 2019.
SABER ENEM: Química E Física. Danilo. 19 De Fevereiro De 2018. Disponível em <https://saberenemquimicaefisica.com.br/wp/ligacoes-quimicas/&gt>. Acesso: 13 de Maio de 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário