terça-feira, 12 de abril de 2011

Novo acidente em pedreira no litoral de São Paulo

                                                                                                  Bolsista: Nara Alinne Nobre da  Silva


      Nesta terça-feira (12/04), na parte da manhã foi registrado mais um acidente em uma pedreira. Esta se localiza  em Santos, litoral de São Paulo. Segundo o corpo de bombeiros a ocorrência foi registrada por volta de 6h 30min.
     A informação é que duas pessoas tenham ficado soterradas. Devido à gravidade do acidente, a busca por esses pode demorar até três dias. De acordo com a Defesa Civil  o desmoronamento envolveu 70 toneladas de pedras.


Pessoal, sabemos que as pedreiras atendem um mercado bastante vasto, mas o que sabemos sobre rochas. Pensando nisso, resolvi disponibilizar um pequeno material sobre esse assunto.


   Rocha é um agregado sólido constituído por um ou mais minerais. É importante ressaltar que mineral é um composto químico com composição química e estrutura cristalina definida, enquanto rocha é uma mistura complexa de minerais, em proporções variadas. Quando a rocha é constituída de apenas um mineral é denominada monominerálica, já quando é formada por uma quantidade maior de minerais é chamada de poliminerálica.
      A litosfera, camada externa da terra é constituída por rochas. Termos populares como pedra e calhau se referem a pedaços soltos de rochas.
     As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural ou sua textura, contudo é mais comum classificá-las de acordo com sua formação. De acordo com a origem as rochas são classificadas em ígneas, sedimentares e rochas metamórficas.
    Rochas Magmáticas ou ígneas: são originadas através de materiais em estado de fusão que se solidificam por resfriamento, entre eles os minerais feldspatos, a mica, os óxidos metálicos, os minerais silicatos, etc.
    Rochas Sedimentares: surgem nas zonas profundas da litosfera (crosta terrestre). Sua formação se dá a partir de processos físico-químicos. Ex. arenitos, calcário, folhelhos, etc.
   Rochas Metarmórficas: Estas passam por mudanças e têm sua origem através das rochas magmáticas, das sedimentares e também das metamórficas. Tal transformação acontece pelo aumento da temperatura e ainda ocasiona a elevação da pressão e o aumento de deslocamentos, o que resulta na fragmentação da rocha original.

Curiosidades:
Composto químico: substância química constituída por moléculas ou cristais, de dois ou mais átomos oi íons ligados entre si.
Estrutura cristalina de um sólido: é a designação dada ao conjunto de propriedades que, resultam da forma como os átomos ou moléculas, estão ordenados espacialmente.
Estado de fusão: é uma transformação física endotérmica, na qual a substancia passa do estado liquido para o estado sólido.
Óxidos: é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outros elementos.
Silicato: é um composto constituido de silicio e oxigenio (SixOy), um ou mais metais e possivelmente hidrogênio.
Temperatura: é uma grandeza física reconhecida cognitivamente como o nível de calor existente no ambiente.
Pressão: é uma grandeza que relaciona a razão da força pela área.

Fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário