quarta-feira, 27 de abril de 2011

Poluição do ar

Bolsista: Monika


Vapores diferentes. O ar atmosférico é basicamente composto por oxigênio (21%), nitrogênio (78%), gás O ar da atmosfera, fina camada gasosa que envolve a Terra, é uma mistura de muitos tipos de gases e carbônico (0,03%) e mais seis gases (0,97%) – argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio. 

O oxigênio é fundamental para a vida no planeta, pois é através dele que os seres vivos produzem água, energia e gás carbônico através de processos como a fotossíntese. A energia proveniente dessas reações com o oxigênio é indispensável para a manutenção da vida no planeta. 

O nitrogênio, embora seja muito importante, não é absorvido diretamente pela maioria dos seres vivos, inclusive o homem. No entanto, sua importância está no fato dele ser absorvido por certas bactérias que vivem no solo e na raiz de certas plantas, como a ervilha, se tornando um elemento importante para a manutenção dos ciclos biológicos. 

O gás carbônico é fundamental para as plantas, que realizam o processo de fotossíntese e geram o oxigênio necessário para o homem. Já alguns gases raros são utilizados em casos específicos, como o argônio que é usado na fabricação de lâmpadas incandescentes. 

Porem será que esse ar que respiramos é totalmente livre de poluição? Certamente não, a poluição do ar resulta dos tipos e das quantidades de poluentes que nele se encontram. É especialmente comum  nas grandes cidades afetando não só o homem, mas também plantas e animais. Os poluentes do ar podem ser diversos tipos de gases tóxicos e partículas solidas. Os principais gases poluentes são o dióxido de enxofre, os sulfatos, o monóxido de carbono, o dióxido de nitrogênio, os óxidos de chumbo etc.
As partículas solidas mais comum na atmosfera são: poeira, fragmentos de sílica, partículas de amianto, grãos de pólen, esporos de fungos e bactérias, vírus etc.


As principais fontes de poluição do ar são as indústrias, os motores dos carros e dos aviões e a queima de lixo. Um grande exemplo é o dióxido de enxofre, o poluente mais comum na atmosfera, sozinho é capaz de provocar sérios distúrbios respiratórios. E quando se combina com sulfatos, torna-se mais perigoso ainda.  
Em Goiânia capital do estado de Goiás foi feito um estudo sobre o ar da capital pela Universidade Federal de Goiás que mediu a poluição do ar veja os resultados: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário