segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bolsista: Alessandro Barbosa
Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem da revista QUEM, que traz a cantora Katy Perry, uma das cantoras mais ouvidas e mais atuais, que fará doação para a Cruz Vermelha do Japão, o dinheiro virá da venda de um bastão luminoso durante um show.

NOTÍCIA: Kate Perry fará uma doação em dinheiro para a Cruz Vermelha do Japão, para ajudar as vítimas do terremoto e do tsunami que atingiu o país.
A cantora anunciou, nesta segunda-feira (14), em seu Twitter, que a quantia arrecadada com a venda, na porta de seu show, em Hamburgo, na Alemanha, de um bastão luminoso será destinada para a entidade.

"Toda a renda vai para a Cruz Vermelha do Japão e quando tocarmos "Firework". Vamos acender a luz para eles, hoje à noite. Farei isso nos próximos shows, então preparem-se!", escreveu a cantora antes de se apresentar na cidade alemã.

De novo eu vos pergunto, onde está a Química nesta notícia?

Nos bastões luminosos meus amigos, vamos aprofundar nossos conhecimentos?!

Os bastões de luz usam a energia de uma reação química para emitir luz. Essa reação química começa com a mistura de vários compostos químicos.
 
Compostos são substâncias feitas de átomos de elementos diferentes, ligados em uma estrutura rígida. Quando você combina dois ou mais compostos, os vários átomos podem fazer um novo arranjo para formar novos compostos e, dependendo da natureza destes compostos, essa reação causará uma liberação ou absorção da energia.
Os bastões de luz se apresentam em uma variedade de cores. A cor da luz é determinada pela composição química de um corante fluorescente no bastão.

A reação entre os diferentes compostos de um bastão de luz causa uma liberação substancial de energia. Como em uma lâmpada incandescente, os átomos dos materiais são excitados, fazendo com que os elétrons passem para um nível de energia mais alto e depois retornem aos seus níveis normais. Quando os elétrons retornam aos seus níveis normais, a energia é liberada em forma de luz. Esse processo é chamado de quimiluminescência.
A reação química em um bastão de luz, em geral, envolve várias etapas diferentes. Um bastão de luz comercial é feito de uma solução de peróxido de hidrogênio (em inglês) e de uma solução contendo éster de fenil-oxalato e um corante fluorescente. Acompanhe a seqüência de acontecimentos quando as duas soluções são combinadas:
1. O peróxido de hidrogênio oxida (em inglês) o éster de fenil-oxalato, resultando em uma substância química chamada fenol (em inglês) e um éster de peroxiácido instável;

2. O  éster de peroxiácido instável se decompõe, resultando em um fenol adicional e em um composto de peróxi cíclico;

3. O composto de peróxi cíclico se decompõe em dióxido de carbono;

4. Essa decomposição libera energia para o corante;

5. Os elétrons dos átomos do corante pulam para um nível mais alto, e depois retornam liberando energia na forma de luz.
 
O bastão de luz, por si só, é apenas um alojamento para as duas soluções envolvidas na reação, essencialmente, é uma experiência química portátil.
Até mais.

Fontes:
http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI218240-9531,00.html
http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=9&id=510


Nenhum comentário:

Postar um comentário