quinta-feira, 16 de junho de 2011

EXPERIMENTO XI

Bolsista: Solange batista de Sousa Anacleto Reis
Oi pessoal, eu estou aqui de volta mais uma vez para dar seguimento aos relatos dos minicursos realizados no IFG – Campus Uruaçu, pelos bolsistas do PIBID, aos alunos do CEAN e do curso integrado em Química do IFG. Conforme expliquei na semana passada, farei um breve resumo do minicurso dado e finalizarei com o experimento feito pela bolsista em conjunto com os alunos presentes.
O minicurso de hoje é “Delícias quimicamente pasteurizadas”, apresentado pela bolsista Mônica no dia 31/05 às 14:00 hs, com um total de 15 alunos presentes. O minicurso em questão, como o nome já sugere, falou do leite. A bolsista iniciou explicando o que é o leite, seus componentes e suas propriedades. Em seguida, relatou os benefícios que ele proporciona e relacionou seus componentes com as necessidades diárias do corpo humano.
Para finalizar, como não podia deixar de ser, ela falou do processo industrial a que é submetido o leite antes de chegar às nossas casas. Mostrou também as diferenças que há entre os diversos tipos de leite: tipo A, tipo B, tipo C, UHT e Longa Vida.
Mas, como nossa coluna trata de experimentos, passaremos então ao nosso objetivo principal. A bolsista do minicurso de hoje não realizou apenas um experimento, e sim três: Determinação da acidez do leite; Fabricação caseira do queijo e Cola de caseína. Postarei hoje apenas o último experimento citado, mas caso tenham interesse em ver os outros dois, façam comentários solicitando e eles poderão ser postados futuramente.
COLA DE CASEÍNA
MATERIAIS UTILIZADOS                                                                                             
·         2 béqueres ou copos ( pode ser descartáveis)
·         1 proveta de 50 mL ou seringa descartável
·         2 pedaços de pano de aproximadamente 30 cm X 30cm (de preferência malha de algodão)
·         1 g de bicarbonato de sódio
·         125 mL de leite desnatado
·         1 limão
·         Água
·         Pedaços de jornal ou papel toalha
PROCEDIMENTOS
·         Após espremer o limão, coe o suco com um dos pedaços de pano. Utilize 30 mL do suco de limão, acrescentando este a 125 mL de leite desnatado, agitando bem em seguida.
·         Coloque o outro pedaço de pano no béquer ou copo e coe a mistura que se formou: caseína e soro. Para acelerar o processo que é bastante lento, vá colocando pequenas quantidades da mistura e retirando a caseína antes de adicionar mais.
·         A caseína retirada pode ser colocada sobre pedaços de jornal, para que este absorva um pouco da umidade da massa. Esta deverá ter a consistência de um queijo cremoso.
·         Misture a caseína coada com o bicarbonato de sódio, mexendo até que a mistura fique homogênea. Acrescente 15 mL de água e mexa até que toda a massa seja dissolvida. A reação do ácido do limão com o bicarbonato de sódio formará uma espuma que desaparecerá depois de um tempo.
·         Sua cola está pronta. Agora é só utilizar um pedaço de madeira ou de papel para testá-la. Mas, muita calma... Seu efeito só será visto depois de algumas horas.
EXPLICANDO O EXPERIMENTO
·         A caseína é a principal proteína do leite, e por se apresentar na forma de sal de cálcio é bastante solúvel em água. Quando há adição de um ácido, ocorre a redução do pH, o que consequentemente, reduz a presença de cargas na moléculas, alterando sua estrutura e causando a precipitação. Com a redução ocorre também a perda do cálcio, na forma de fosfato de cálcio, eliminado no soro.
·         Então ao adicionarmos à caseína ao bicarbonato de sódio ocorre a formação do caseinato de sódio, que tem propriedades adesivas, além de eliminar os resíduos de limão. Nas indústrias, a precipitação da caseína é feita adicionando ácido clorídrico ou sulfúrico, ou ainda pela adição de uma enzima presente no estômago dos bovinos, a renina.
·         Se a precipitação da caseína tiver como objetivo a produção de alimentos como o queijo, por exemplo, são utilizados microorganismos que produzem ácido lático a partir da própria lactose.
Espero que tenham gostado da matéria de hoje e conto com vocês na semana que vem para verem mais notícias dos minicursos e seu respectivo experimento.
Dêem sugestões, para a melhoria dessa coluna, elas serão muito bem vindas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário