sexta-feira, 3 de junho de 2011

Concentração de Soluções

   bolsista: Litton Jr.
   Olá amigos do QUIPIBID! A matéria dessa semana da nossa coluna dicas de vestibular, vamos falar sobre um assunto bem cobrado nas provas de vestibulares. Estamos falando de concentração de soluções, como essa é uma matéria bastante extensa e com um grande conteúdo a ser falado, essa semana vamos fazer uma introdução e falar sobre a definição mais simples de concentração.
   Quando as moléculas são dissolvidas em qualquer líquido ou até mesmo na água, elas se transformam em solução. As moléculas dissolvidas recebem o nome de soluto, e o líquido que as dissolve é chamado de solvente. A quantidade de soluto dissolvida em uma quantidade de solvente é chamada de concentração da solução. Quanto maior for a quantidade de soluto dissolvido em um solvente maior será a concentração da solução.

   De modo geral, usamos o termo concentração de uma solução para nos referirmos a qualquer relação estabelecida entre a quantidade do soluto e a quantidade do solvente, essas quantidades podem ser dadas em massa, em volume ou em mols.


Concentração comum (C)


   A definição para concentração comum é a quantidade, em gramas, de soluto existente em 1 litro de solução.

   A formula para calcular essa concentração é a seguinte:
   Note que a massa pode ser dada em mg, o volume em ml, etc. Porém a definição é a mesma, mas tome cuidado com as unidades mencionadas em cada problema, em geral a concentração é dada em g/L.
   Para isso esse esquema poderá ajudá-los:
1cm³ = 1 ml
1000 ml = 1 L
   Sendo assim você poderá usar regra de 3  para converter ml por L ou vice versa.
   Considerando ainda que V.C = m1 , dizemos que o produto do volume pela concentração de uma solução nos dá a massa do soluto, ou seja, podemos encontrar a massa do soluto se tivermos o volume e a concentração da solução e que eles sejam compatíveis, por exemplo: g/L x L = g.
  Essa foi uma pequena introdução sobre o conteúdo de concentrações, agora vou deixar algumas questões relacionadas ao assunto visto hoje disponível para vocês. Na próxima semana daremos continuidade a essa matéria, espero que todos tenham compreendido bem o conteúdo dado.

QUESTÕES
  1.  .   Calcule a concentração, em g/L, de uma solução de nitrato de potássio, sabendo que ela encerra em 60g do sal em 300 cm³ de solução.
  2.  .   Qual a concentração, em g/L, da solução obtida ao se dissolverem 4g de cloreto de sódio em 50 cm³de água?
  3.  .   Qual é a massa dos íons Na+ existentes em 200 mL de solução de NaOH de concentração igual a 80g/L?
     REFERENCIAS
     
     http://www.alunosonline.com.br/quimica/concentracao-solucao.html
     Ricardo Feltre, Físico-Química, Volume 2. Editora Moderna





2 comentários:

  1. tem como envia as respostas pro meu email? quero ver se respondi certo andrelucas2014@yahoo.com e tb envie se de como se faz os calculos

    ResponderExcluir