sábado, 11 de junho de 2011

E A QUÍMICA DO BRASIL, COMO FOI?

Bolsista: Leidiane

Podemos definir que a química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria.
O desenvolvimento tardio da química no Brasil tem raízes históricas. Em Portugal, no período dos descobrimentos, ao contrário do que estava ocorrendo em outros pontos da Europa, a alquimia não floresceu.
Em 1772 foi criado na Universidade de Coimbra o primeiro curso superior de química. Vários brasileiros freqüentaram o curso nessa época, com destaque para o naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira e para Vivente Coelho de Seabra Silva Telles, que em 1801 adaptou a nomenclatura química de origem latina criada por Lavoisier para a língua portuguesa e que é usada até hoje, com as  modificações do  progresso da ciência.
A vinda da família real para o Rio de Janeiro em 1808 trouxe a necessidade de se estabelecer a criação de vários organismos culturais no Brasil. A Real Academia Militar, fundada em 1811, foi a primeira instituição de ensino de química. No mesmo período foram criados cursos de medicina na Bahia e no Rio de Janeiro em que eram ministradas aulas de química e farmácia. Somente a partir da segunda metade do século XIX aumentou a importância dada às disciplina químicas
O laboratório mais importante no período foi o Laboratório Químico do Museu Nacional, criado em 1818 no Rio de Janeiro. Neste laboratório efetuaram-se as primeiras perícias toxicológicas, análises de combustíveis nacionais. O Laboratório Químico do Museu Nacional teve importância, mas caiu no esquecimento, em 1931 foi extinto e suas atividades foram distribuídas entre outros laboratórios.
A partir de 1930 foram criados cursos ligados às Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, com um caráter mais investigativo. A profissão de químico foi regulamentada pelo decreto 24.693 de 12 de julho de 1934 e a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Química foi definida pela lei 2.800 de 18 de junho de 1956, data na qual se comemora o "Dia do Químico".  Em 1951 foi criado o Conselho
Nacional de Pesquisas e a Coordenação de Aperfeiçoamento De Pessoal de Nível Superior por Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, fundador e primeiro presidente do CNPq, várias instituições importantes também foram criadas, como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e a Comissão Nacional de Energia Nuclear, que tiveram papel na promoção da pesquisa científica e na descoberta e incentivo de novos talentos científicos. Foram criadas importantes organizações não governamentais, como as sociedades científicas, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, fundada em 1948, mudou o panorama nacional no campo da ciência. Os Institutos de Química criados com a Reforma Universitária de 1970, os Cursos de Engenharia Química e os cursos de técnicos químicos são responsáveis pela formação de grande parte dos profissionais em química atualmente.

Referências               
cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid
www.scielo.br/pdf/qn/v22n1/1151.pdf
www.ufsm.br/daquil/pag-div-hisa.html
www.cq.ufam.edu.br/Quimica_no_Brasil/historia_quimica_brasil.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário