sábado, 11 de junho de 2011

Ferro

Bolsista: Leonice Paraguai
Elemento metálico de transição, prateado, maleável e dúctil. Z = 26, configuração eletrônica: [Ar] 4s2 3d6, MA = 55, 847, d = 7,87 g.cm-3, PF = 1535ºC, PE = 2750ºC. As principais fontes são os minérios hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), limonita (FeO(OH)nH2O), ilmenita (FeTiO3), siderita (FeCO3) e pirita (FeS2).
 O metal é fundido em ambiente redutor em forno e depois é processado para obtenção de ferro e de vários tipos de aço. O elemento puro tem 3 formas cristalinas: o ferro-alfa estável abaixo de 906ºC, com estrutura cúbica de corpo centrado; o ferro-gama estável entre 906ºC e 1403ºC com estrutura não magnética, cúbica de faces centradas; o ferro-delta com estrutura cúbica de corpo centrado, acima de 1403ºC. O ferro-alfa é ferromagnético até a sua temperatura de Curie (768ºC). O elemento tem nove isótopos (números de massa de 52 a 60) e é o quarto mais abundante na crosta terrestre. É necessário como elemento em nível de traço nos organismos vivos. Nos vertebrados existe íon de ferro na
molécula de hemoglobina do sangue que faz o transporte de oxigênio dos pulmões para o tecido e do dióxido de carbono das células para os pulmões.
O corpo de uma pessoa adulta normal contem cerca de 3 gramas de ferro,
a maior parte dele na hemoglobina.
O ferro é muito reativo sendo oxidado pelo ar úmido, deslocando o hidrogênio de ácidos diluídos e se combinando com elementos não metálicos. Forma sais iônicos e numerosos complexos nos estados de oxidação +2 e +3. O ferro (IV) existe no íon ferrato, FeO42-. Também forma complexos no estado de oxidação zero, por exemplo, Fe(CO)5.
Amostra de hematita vermelha, Fe2O3, usada como corante (ocre). Abundante no Brasil. 
Fotografia de cristais de magnetita, Fe3O4, sobre clorita. A magnetita é o minério com o maior teor de ferro. 
Amostra de limonita ou ferro pardo, Fe2O3.nH2O.
Siderita, FeCO3, minério abundante no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário