sexta-feira, 10 de junho de 2011

Bolsista: alessandro barbosa
Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje, venho até vocês com a entrevista n° 3 do nosso blog com  um assunto temido pelos alunos: A avaliação.
 A entrevistada de hoje é a Professora Pedagoga com Pós graduação em Planejamento Educacional e Inspetora Escolar da Subsecretaria Regional da educação de Uruaçu, Sirlene Maria da Silva Xavier.
1-      Qual sua opinião quanto ao atual modo de avaliar sob a forma de exames e provas, essas práticas que tiveram início no Brasil Colônia, realmente são capazes de mensurar qualitativamente o conteúdo “apreendido” pelo aluno?
Sabemos que avaliação é bem mais que mensuração. Porém “exames” e “provas”, não podem ser instrumentos exclusivos da avaliação, na verdade eles deveriam ser parte do processo. Esse é um processo que começa junto com o inicio da aula e vai até o final dos 50 minutos, sucessivamente na semana, mês, bimestre, em fim, até fechar o ano. Deve acontecer continuamente.
2-      Como você vê as inovações no âmbito das práticas pedagógicas, como o PIBID, para a formação de professores? Isso pode vir a contribuir para repensar o modo de avaliação empregado nas escolas?
A avaliação é um processo que deve ser estudado e analisado cotidianamente.  Claro que, deve estar na ementa dos cursos de formação de professores. Não dá para pensar em formação de professores sem estudar avaliação.
3-      Atualmente, você acha que está  ocorrendo um equivoco quanto a questão do “medir “ ao invés do avaliar?
Sim. Pois, muitos professores têm a concepção de que medindo o que o aluno aprendeu ele avalia.
4-      Segundo a LBD 9394/96, como deve ser a avaliação e quais os aspectos a serem observados pelo professor?
Segundo a LDB, a avaliação da aprendizagem escolar orienta-se por processo diagnosticador, formador e emancipador, devendo realizar-se continua e cumulativamente, e com absoluta prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos formativos sobre os informativos.
Não esquecendo que a Resolução CEE nº 194/05 normatiza a LDB com a seguinte redação: O processo de avaliação da aprendizagem escolar deve considerar, cotidianamente, a efetiva presença e a participação do aluno nas atividades escolares, sua comunicação com os colegas, com os professores e com os agentes educativos, sua sociabilidade, sua capacidade de criar, apropriar-se dos conteúdos disciplinares inerentes à sua idade e série, de tomar iniciativa e o seu desenvolvimento ao ler, escrever e interpretar, visando à sua aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários ao pleno exercício da cidadania.

Agradecimentos:
- Professora Sirlene Maria da Silva Xavier, pela dedicação e empenho em nos ajudar.
- Professora Laudelina Braga, pela iniciativa da palestra.

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