quarta-feira, 8 de junho de 2011

                                                        Bolsistas: Alessandro Barbosa e Gisléia

Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje, em nossa coluna de Química do Dia-a-dia, vamos falar sobre um assunto discutido no cotidiano de nossas cozinhas, ao preparar um delicioso peixe por que ele exala aquele cheiro não tão agradável, não é verdade?
Mas, e a Química, o que tem a ver com isso? Vamos descobrir!
O odor de peixe é causado por um composto de fórmula CH3–NH2, chamado metilamina, proveniente da decomposição de certas proteínas do peixe. Este composto é uma base parecida com a amônia (NH3).




Sabe-se que os constituintes químicos no pescado variam entre diferentes espécies, e mesmo, entre indivíduos de mesma espécie, em função da época e local de captura, habitat, sexo, idade, entre outros fatores.
Depois de capturado, o pescado deve ser resfriado o mais rapidamente possível, sendo o gelo o método mais eficaz para baixar a sua temperatura. A temperatura de fusão do gelo é de 0oC, considerada ideal porque diminui o desenvolvimento das reações enzimáticas e microbiológicas,isso porque pouco tempo após a captura o corpo do peixe adquire a rigidez cadavérica, altura em que ser encontra no mais alto grau de frescura e qualidade para o consumo. Cerca de 3 horas depois o processo de decomposição acelera-se, particularmente se o peixe tiver sofrido pancadas, pisadelas ou cortes. A exposição ao sol, para além da desidratação aumenta a temperatura do corpo favorecendo o crescimento dos microorganismos e as reações químicas da decomposição.
Até mais e espero que tenham gostado!


Fontes: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=20&id=561


Nenhum comentário:

Postar um comentário